Cinema e memória

‘A Fantástica Fábrica de Golpes’ será exibido na RBA de hoje a domingo. Assista

Documentário investiga golpes em países da América Latina e analisa, entre outras questões, o papel da mídia e do Judiciário. Obra será exibida entre os dias 23 e 25 deste mês

Reprodução
Reprodução

São Paulo – A produção anglo-brasileira A Fantástica Fábrica de Golpes será exibida on-line durante três dias em sites da mídia independente, a partir desta sexta-feira (23). O documentário estreou em festivais do mundo todo em dezembro de 2021. Nos cinemas, oito capitais tiveram exibições no início deste mês. O filme de Victor Fraga e Valney Nunes aborda o histórico de golpes de Estado na América Latina e dá atenção especial aos mecanismos que levaram à derrubada da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), em 2016.

A RBA está entre os veículos que darão acesso gratuito ao longa entre sexta-feira (23) e domingo (25). Mídia Ninja, Jornalistas Livres, Viomundo, Cafezinho, 247, DCM, Fórum, TVT, Saiba Mais, Mídia Livre, Prerrogativas, Construir Resistência, entre outros, também estarão. No canal aberto da TVT (44.4 para Grande São Paulo), as exibições serão no sábado (24), à 0h15, e domingo (25), às 20h.

Trinta artistas lançam ‘Hino ao Inominável’. Assista

O filme faz paralelos com golpes em outros países latinoamericanos e aborda com detalhes o processo de prisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Circunstâncias que levaram à ascensão da extrema direita no país, com a eleição de Jair Bolsonaro em 2018. Entre os temas analisados estão o papel da mídia, a instrumentalização do poder Judiciário em favor de um projeto golpista, além da disseminação de desinformação e fake news em massa.

“Deixamos no ar questões sobre a regulamentação da mídia, se isso seria censura, o que podemos fazer para romper esse ciclo de golpes de Estado que existe em toda a América Latina. Quase todos os países do continente são sujeitos a esse tipo de golpe, com exceção do México, provavelmente porque eles nunca tinha tido um governo de esquerda”, afirma Vitor Fraga, brasileiro radicado no Reino Unido, ao portal Papo de Cinema.

Acompanhe a estreia de A Fantástica Fábrica de Golpes

https://www.youtube.com/watch?v=M6ja8zpeluY

Relevância

A ex-presidenta Dilma, o prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, o cantor e compositor Chico Buarque e o jornalista Glenn Greenwald estão entre os entrevistados. Imagens de arquivo e extensas entrevistas são mescladas com trilha sonora assinada por Erika Nande. Músicas de Francisco El Hombre, Chico Buarque e Josyara e compõem a trilha sonora.

“Para mim, o que é muito importante nesse filme é entender o discurso dominante, como ele funciona e como se conecta. Estão bem organizados a base do discurso dominante, a igreja pentecostal, e todos os grupos de extrema direita. Isso que descobrimos durante a pesquisa desse filme”, afirma Valney Nunes. “A outra coisa é como lutar contra as fake news. Eu entendo, com essa experiência e essa produção, que se trata de um trabalho diário. Precisamos falar com nossa família, pra nos mandar todas as pequenas frações de fakes news, fontes. Foi realmente o que aprendi e quero manter esse trabalho.”

Leia também


Leia também


Últimas notícias