Definições

Termina nesta sexta o prazo para partidos realizarem convenções. País tem 34 legendas

Até a manhã desta sexta, há no TSE 32 pedidos de registro de candidatos a governadores, 25 para o Senado e 1.976 para deputado federal

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em 2022 são 156.454.011 os eleitores aptos a votar, segundo o Tribunal Superior Eleitoral

São Paulo – Nesta sexta-feira (5) se encerra o prazo para que partidos políticos e federações partidárias realizem convenções e escolham candidatos para disputar as eleições em outubro. O pedido para o registro das candidaturas pode ser feito até o próximo dia 15. Em 2022, são 34 as siglas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São 156.454.011 os eleitores aptos a votar.

Estão formalizadas em convenções partidárias, até a manhã de hoje, as candidaturas à presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe d’Avila (Novo), Pablo Marçal (Pros), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), José Maria Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU), Roberto Jefferson (PTB) e Jair Bolsonaro (PL). A convenção prevista para formalizar a candidatura da senadora Soraya Thronicke (União Brasil) será realizada ainda nesta sexta.

Ontem (4), o deputado federal e agora ex-presidenciável André Janones (Avante) anunciou sua desistência da corrida ao Planalto para apoiar o ex-presidente Lula já no primeiro turno. “A candidatura presidencial de André Janones, a partir deste momento, está unificada e passa a ser representada pela candidatura do presidente Lula”, disse Janones em live transmitida pelas redes sociais.

Confusão do Pros

Já o apoio do Pros ao petista ficou sem efeito após reviravolta judicial. Na noite de quarta-feira, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) mudou decisão anterior e devolveu a presidência do partido a Marcus Holanda, tirando-a de Eurípedes Júnior. Com isso, Pablo Marçal volta a ser o candidato da legenda. Porém, devido à disputa nos tribunais, sua candidatura ainda é incerta.

Até as 9:58 da manhã desta sexta, apenas quatro candidatos à Presidência haviam registrado suas candidaturas no TSE: Felipe D´Avila (Novo), Léo Péricles (UP); Pablo Marçal (Pros) e Sofia Manzano (PCB).

Registros

Até o momento, há no TSE 32 pedidos de registro de candidatos a governadores, 25 para o Senado, 1.976 para deputado federal e 2.612 para deputado estadual.

Apesar de as campanhas já estarem nas ruas, os candidatos começam oficialmente as campanhas eleitorais no dia 16. As propagandas eleitorais em rádio e televisão têm início marcado para 26 de agosto.

Um pool entre as emissoras CNN e SBT, além do jornal O Estado de S. Paulo, revista Veja, portal Terra e rádio NovaBrasilFM deve realizar um debate entre os candidatos à Presidência da República no dia 24 de setembro.