Reviravolta

STJ desfaz decisão, muda outra vez comando do Pros e apoio da legenda a Lula fica sem efeito

Em outra negociação, hoje o ex-presidente Lula e o candidato André Janones se reúnem para conversar sobre possível aliança ainda no 1° turno

Divulgação/Pros
Divulgação/Pros
Nesta quarta-feira, Marçal afirmou que não desistiria de candidatura, mesmo após partido declarar apoio a Lula

São Paulo – Em outra reviravolta, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) mudou no final da noite de ontem (3) uma decisão do ministro Jorge Mussi, da mesma Corte, e devolveu a presidência do Pros a Marcus Holanda, que bancava a candidatura de Pablo Marçal à Presidência da República. Assim, a decisão do partido de apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fica sem efeito, pelo menos por enquanto. Com a nova decisão do STJ, o fundador do Pros, Eurípedes Júnior, presidente “histórico” da legenda que havia retomado o comando do partido, deixa o posto.

Segundo a decisão do ministro do STJ Antonio Carlos Ferreira, o tribunal não tem competência para analisar o caso, já que ainda há alegações pendentes a analisar no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Como ainda cabem recursos, novas reviravoltas podem ocorrer.

Ontem, em comunicado à imprensa, o Pros havia informado de uma reunião de Eurípedes Junior com Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice-presidente de Lula, e Aloizio Mercadante, coordenador do programa de governo, na Fundação Perseu Abramo, em São Paulo, em que se decidiu pelo apoio ao petista.

Mas, para isso, argumenta Marçal, o estatuto do partido prevê a necessidade de nova convenção, o que exige a publicação de um edital do evento com prazo mínimo de dez dias. Mas a data limite para realização de convenções partidárias é esta sexta-feira (5). Marçal disse à imprensa que levaria o caso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Lula e Janones

Nesta quinta-feira (4), o ex-presidente Lula e o também candidato à Presidência André Janones (Avante) se reúnem para conversar sobre uma aliança ainda no primeiro turno.. Em entrevista ao portal UOL na segunda-feira (1º), André Janones foi claro sobre as chances de renunciar à candidatura para apoiar Lula. “Se encampar minhas propostas, 100%; se não encampar, 0%. Não vou fazer nenhum tipo de meio termo”, disse o candidato, cujo apoio é importante por sua influência nas redes sociais. Ele tem 8 milhões de seguidores no Facebook.

Janones afirmou ainda que, se o acordo sair, vai “entrar de cabeça na campanha” e que espera ser seguido pelo Avante. “Tudo indica que sim”, afirmou sobre o possível apoio da legenda ao petista. “Não vai ter Janones para um lado e o partido para outro”, acrescentou.


Leia também


Últimas notícias