Nesta sexta

Lula volta aos metalúrgicos do ABC para lançamento de livro e documentário

Ex-presidente participa dos lançamentos do livro “Quatro décadas com Lula: O poder de andar junto”, de Clara Ant, e do documentário “Bastidores da Vitória”, de Luciana Sérvulo, que contam partes da sua história

Divulgação
Divulgação
Novamente candidato à presidente, Lula volta ao sindicato que o lançou para a política

São Paulo – Com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, promove nesta sexta-feira (5) os lançamentos do livro Quatro décadas com Lula: O poder de andar junto (Editora Autêntica), de Clara Ant, e do documentário Bastidores da Vitória, de Luciana Sérvulo. Lula comandou o sindicato de 1975 a 1981.

No livro, Clara Ant descreve suas experiências vividas nos períodos em que esteve acompanhando o ex-presidente em ações para a redução da desigualdade e a expansão da democracia. A autora foi assessora especial de Lula na Presidência da República e diretora do Instituto Lula, do qual atualmente é conselheira.

Clara fala em sua obra sobre como conheceu Lula, ainda na década de 1970, e sobre os caminhos que trilharam juntos em prol da liberdade, da autonomia sindical e contra as leis de arrocho salarial. Também aborda as articulações que levaram à Conclat (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora), à fundação do PT e da CUT. 

Longa espera

Por sua vez, a cineasta e diretora artística Luciana Sérvulo aguardou 20 anos para o lançamento do seu trabalho. Em Bastidores da Vitória, ela registra o clima dos primeiros momentos da primeira vitória de Lula numa eleição presidencial, em 2002.

Em seus 30 minutos, o documentário traz as primeiras entrevistas dos amigos e correligionários, o clima no hotel Intercontinental, em São Paulo, onde familiares, amigos, imprensa e delegações estrangeiras acompanhavam a apuração, e as primeiras palavras de Lula, já eleito, ao chegar ao local.

Luciana também foi responsável pela produção do espetáculo A Farsa – o enredo tragicômico de um golpe, de 2016, apresentado no Circo Voador, no Rio. A mistura de show musical com esquetes teatrais e vídeos denunciava as ameaças à democracia no Brasil e pedia a volta da ex-presidenta Dilma Rousseff, que havia sido vítima do golpe do impeachment pouco antes.

O lançamento das obras terá transmissão ao vivo, a partir das 17h30, pelos canais da TVT e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC no YouTube, e também pelo Facebook.


Leia também


Últimas notícias