Eleições 2022

Lula é aguardado com expectativa para ato em Teresina nesta quarta-feira

Governadora do Piauí, Regina Sousa, diz que há clima de festa em torno do ato, às 18 horas. “A gente espera muitas caravanas do interior. Todos querem estar perto de Lula, porque a esperança é que Lula reconstrua e faça mais”

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula no Piauí em 2017: para o povo do estado, Lula transformou suas vidas como jamais imaginaram. Por isso querem mais Lula e mais mudanças

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice em sua chapa, Geraldo Alckmin (PSB), são aguardados com expectativa na tarde desta quarta-feira (3) em Teresina. Segundo a governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), caravanas de todo o estado devem se dirigir ao Parque Estadual Zoobotânico, zona leste da capital. “Fizemos uma convenção 10 dias atrás com 30 mil pessoas. A gente espera superar isso com a vinda de Lula. Expectativa imensa, todo mundo querendo chegar mais perto”, disse hoje (2) a governadora ao jornal PT Brasil.

A preocupação com a segurança do ex-presidente e de todos é proporcional à expectativa, embora Teresina seja considerada uma capital pacífica e a maioria de sua população apoiadora do petista. Conforme lembrou a governadora, ali Lula sempre recebeu mais de 60% dos votos. E no momento as pesquisas mostram 71%.

“Acredito que quem não goste de Lula não vá lá. Vai lá fazer o quê? Fica em casa, né? Deixa a festa para nós, do PT, que sempre tivemos na eleição uma festa, a festa da democracia. E de repente, essa loucura toda nesse país, que a gente não entende porque que mudou tanto assim, tanto ódio. A gente nunca foi disso”, lamentou.

As pesquisas locais apontam favoritismo absoluto de Lula no estado, com percentuais entre 60% e 70%. Os percentuais se assemelham aos resultados das eleições presidenciais no Piauí. Em 2002, Lula teve 47% dos votos no primeiro turno e 61% no segundo. Em 2006, foram 67% e depois 77%. Já com Dilma Rousseff, foram 67% no primeiro turno e 70% no segundo; e 71% e 78% em 2014. Em 2018, Fernando Haddad teve 63% no primeiro e 77% no segundo turno.

País saiu do mapa da fome, mas voltou

Regina Sousa afirma que em dois mandatos Lula “mudou a cara desse país, fez o Brasil sorrir e e fez as pessoas passarem a levantar a cabeça e olhar no olho do outro”. A governadora citou também os mandatos de Dilma. “Tiraram o Brasil do Mapa da Fome, todo mundo viu. Infelizmente a fome voltou.”, disse Regina.

A governadora, que tem militância no movimento social pela reforma agrária, destacou o Programa Luz para Todos entre as políticas de maior impacto entre a população mais pobre do Piauí e do Nordeste como um todo.

“Uma pessoa que veio da pobreza, como Lula, levar um ponto de luz lá no pé de uma montanha onde só tem uma casinha. Mas a casinha recebeu sua luz elétrica. Da maior simbologia, isso. Tirar as pessoas da lamparina. Qualquer casinha, a mais humilde que fosse, recebeu Luz para Todos, que revolucionou a vida das pessoas”, lembrou Regina, emocionada.

O ato com Lula em Teresina está previsto para as 18h. O candidato ao governo do Piauí pelo PT é Rafael Fonteles. Seu vice na chapa é o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB). O ex-governador por quatro mandatos é Wellington Dias. A chapa tem apoio de nove partidos (PT, PCdoB, PV, PSB, PSD, Pros, Solidariedade, MDB e Agir). Fonteles disputa a lideranças das intenções de voto com Silvio Mendes (UB).

Para viabilizar a realização do encontro, está sendo montada uma força-tarefa pela Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência Municipal Trânsito (Strans) e Batalhão de Trânsito da PM-PI para a segurança na região.
De acordo com a coordenação do evento, haverá circulação de ônibus coletivo na Avenida Presidente Kennedy. Três faixas da avenida estarão livres para a circulação também de veículos de passeio, das 15h até as 21h.

Há cinco anos, como foi a Caravana de Lula pelo Nordeste


Leia também


Últimas notícias