Quebra de decoro?

Câmara de Curitiba volta a julgar o vereador Renato Freitas e aprova cassação em primeiro turno

Esta é a segunda vez que a Casa vota o pedido de cassação. Primeira votação foi suspensa pelo Tribunal de Justiça do Paraná

Carlos Costa/CMC
Carlos Costa/CMC
As sessões de julgamento do pedido de cassação do mandato do vereador Renato Freitas (PT) serão realizadas nesta quinta (4) e sexta (5)

São Paulo – A Câmara de Curitiba aprovou novamente nesta quinta-feira (4), em primeira votação, a cassação do mandato do vereador Renato Freitas (PT). Foram 23 votos a favor e 7 contrários. Haverá ainda uma segunda votação, amanhã, a partir das 9h. Para que a cassação seja efetivada, é preciso que a maioria absoluta dos vereadores — pelo menos 20 dos 38 parlamentares — se manifeste pela cassação em dois turnos.

Se isso não ocorrer, o caso é arquivado, e o vereador segue com o mandato.Esta será a segunda vez que os vereadores irão votar o pedido. Os efeitos da primeira votação, que confirmou a cassação, foram suspensos pela desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). 

Leia mais: Negro, jovem e periférico, vereador Renato Freitas será cassado por protestar contra o racismo

Questionamento

A defesa de Freitas havia questionado o prazo com que a sessão foi marcada na Câmara, que não teria respeitado as regras regimentais e, por isso, seria ilegal. Na decisão, a desembargadora concordou que “aparentemente houve desrespeito ao devido processo legal”.

A Câmara afirmou que a decisão da Mesa Diretora de refazer o julgamento “tem como intuito preservar a segurança jurídica de suas decisões e também o melhor atendimento do interesse público”. As datas das novas sessões foram marcadas no início de julho, para que fosse ofertado, segundo a Câmara, “mais prazo para que a parte possa se preparar para a defesa em plenário”.

O vereador petista é acusado de quebra de decoro parlamentar, após participar de ato antirracista que culminou com a entrada dos manifestantes na Igreja do Rosário, no Centro de Curitiba, em fevereiro.

Leia mais: Renato Freitas participa de evento em igreja onde fez protesto usado para cassar seu mandato

Com informações da Câmara de Curitiba


Leia também


Últimas notícias