Eleições 2022

Lula lidera corrida eleitoral em cenário de estabilidade, mostra pesquisa BTG/FSB

Ex-presidente tem 41% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro conta com 32%. Os dois candidatos mantêm preferências nos mesmos níveis de pesquisa anterior

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula lidera todas as pesquisas de intenções de voto na disputa eleitoral deste ano

São Paulo – O pré-candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conta com 41% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL), que tem 32%. Os dados que mostram a liderança de Lula são de pesquisa BTG/FSB divulgada nesta segunda-feira (11). O cenário é de estabilidade com o petista à frente nas pesquisas de intenções de voto, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais. Na pesquisa anterior, em 27 de junho, Lula aparecia com 43% das intenções de voto e Bolsonaro, com 33%.  

Em terceiro lugar, aparece Ciro Gomes (PDT), com 9% das intenções de voto. Na sequência, estão Simone Tebet (MDB), com 4%, André Janones (Avante), com 3%, e Luiz Felipe d’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros), todos com 1% das intenções de voto. Luciano Bivar (União Brasil), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos somam 2%, aqueles que não votariam em nenhum dos candidatos são 4% e os que não responderam ou não sabem são 2%. 

Em um segundo cenário, reduzido apenas aos pré-candidatos que pontuaram pelo menos 1%, Lula tem 42% das intenções e Bolsonaro se mantém com 32%, assim como Ciro Gomes (9%), Tebet (4%) e Janones (3%). Apenas D’Ávila não tem menções suficientes para pontuar. Aqui, brancos e nulos somam 2%, aqueles que não sabem ou não responderam são outros 2%. 

Segundo turno  

Em um possível segundo turno, Lula tem 52% das intenções de voto, diante de 37% de Bolsonaro. Contra Ciro Gomes, Lula teria 48% das intenções de voto, enquanto o ex-governador do Ceará marcaria 30%. Já com Simone Tebet, seriam 52% para o petista e 27% para a senadora. 

Com Bolsonaro nos cenários de segundo turno, sem Lula, Ciro teria 48% das intenções de voto, frente a 38% do capitão reformado. E Tebet receberia 42% das intenções, ante 40% de Bolsonaro, 40%, tecnicamente empatados.

Percepção da economia

A pesquisa BTG/FSB também traz o cenário de percepção dos brasileiros quanto à economia, em especial sobre a questão da inflação. O levantamento mostra que 54% das pessoas dizem acreditar que a inflação vai continuar aumentando nos próximos três meses. Na pesquisa anterior, esse percentual era de 65%.

Segundo a pesquisa, 58% das pessoas consideram que o país “está em crise econômica, mas com dificuldade de superar”. Outros 34% afirmam que o Brasil “está em crise econômica, mas conseguindo superar”. Já os que dizem que o país está “vivendo um bom momento econômico” são 5%.

Imagem do governo 

A pesquisa BTG/FSB também levantou dados sobre a avaliação do governo Bolsonaro: 32% avaliam a gestão como ótima ou boa, diante de 29% indicado pela pesquisa anterior, de 27 de junho. Outros 20% avaliam o governo como regular, diante 21% no levantamento anterior. Por fim, 47% avaliam a gestão como ruim ou péssima são 47%, uma diminuição em relação aos 50% do levantamento anterior.

Os dados foram levantados a partir de entrevista com 2 mil eleitores, entre sexta-feira e domingo (8 a 10). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09292/2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.  

Leia também: Lula tem 45% das intenções de voto em nova pesquisa Genial/Quaest


Leia também


Últimas notícias