Às 21h30 na 'TVT'

Frei Betto fala de religião e política em entrevista a Juca Kfouri na noite desta quinta

Escritor e teólogo adepto da Teologia da Libertação analisa a conjuntura política frente às contradições entre o discurso conservador na religião e a realidade enfrentada por milhões de brasileiros em situação de pobreza

Marcos Alves / Divulgação
Marcos Alves / Divulgação
Frei Betto: "Por mais que o cristianismo conservador ressuscite o fantasma do comunismo e do falso moralismo, a população mais pobre enfrenta profundas dificuldades sociais e econômicas"

São Paulo – O religioso, teólogo e escritor Frei Betto participa do programa Entre Vistas, na TVT, na noite desta quinta-feira (28). O tema do programa conduzido pelo jornalista Juca Kfouri será “fé na política”. O Entre Vistas vai ao ar às 21h30, com reapresentação no sábado às 14h, domingo às 20h e segunda ao meio- dia.

Adepto da Teologia da Libertação, o escritor fará uma análise da conjuntura eleitoral entre os segmentos religiosos no país, em um momento em que prosseguem as ameaças do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral e à democracia no país, sob sinais de que não aceitará eventual vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Frei Betto afirma que há uma contradição entre o discurso do cristianismo conservador e a realidade que bate à porta da população mais pobre. Em artigo publicado há poucos dias, o religioso escreveu que há um fator favorável ao campo progressista neste ano eleitoral.

“Por mais que o cristianismo conservador ressuscite o fantasma do comunismo e do falso moralismo (aborto, kit gay etc.), a população mais pobre enfrenta profundas dificuldades sociais e econômicas devido ao crescente desemprego, à alta da inflação, dos combustíveis, dos preços dos alimentos e dos aluguéis. Somam-se a isso a precarização dos serviços de saúde, o aumento exacerbado dos planos privados e as frequentes endemias em plena pandemia de covid-19”, avalia.

“Essa contradição é o tendão de Aquiles do discurso conservador. E, ao mesmo tempo, a brecha para que o discurso progressista dos partidos e das Igrejas identificadas com a Teologia da Libertação resulte em expressiva votação para candidatos antibolsonaristas”, afirmou.

Em outro artigo, também recente, ele conclama o campo progressista a aumentar a mobilização para resistir aos ataques de Bolsonaro ao país e à democracia. “É hora de deixar de ser espectador(a) da conjuntura política e atuar intensamente para salvar a democracia brasileira, cujo resgate, após 21 anos de ditadura militar, foi pago com o preço da vida, do sangue e do sofrimento de toda uma geração heroica que não teve tempo de ter medo e fez derreter os anos de chumbo.”

Confira o Entre Vistas no canal da TVT no YouTube e pela TV aberta, 44.1, às 21h30 desta quinta