Ipespe

Em Pernambuco, Lula tem 62% das intenções de votos contra 20% de Bolsonaro

No interior do estado, ex-presidente chega a 50 pontos de vantagem sobre o atual presidente

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Na capital do estado, Lula também lidera com 57% das intenções de votos

São Paulo – Na corrida para presidente da República no colégio eleitoral de Pernambuco, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 62% das intenções de votos. É o que revela pesquisa Ipespe, realizada em parceria com o jornal Folha de Pernambuco, divulgada nesta terça-feira (5). O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), aparece na segunda posição, com 20% dos votos. 

Ciro Gomes (PDT) tem 5%. Depois dele vêm André Janones (Avante) e Luciano Bivar (União Brasil), com 1% e empatados na quarta colocação. Simone Tebet (MDB), Vera Lúcia Pereira da Silva (PSTU), José Maria Eymael (Democracia Cristã) e Felipe D’Ávila (Novo) marcaram menos de 1%. Leonardo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Os votos em branco e nulos somam 4%, e outros 5% não souberam ou não responderam.

Este é o primeiro levantamento do Ipespe no estado, que ouviu mil pessoas presencialmente, entre 28 e 30 de junho. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-06505/2022.

Voto regional

O levantamento também colheu as intenções de votos dos pernambucanos dividindo o estado em três regiões: capital, periferia e interior. Em Recife, Lula bate Bolsonaro por 57% a 24%. Nas áreas periféricas, o petista tem 51%, ante 22% do atual presidente. Já no interior de Pernambuco, a diferença entre ambos chega a 50%, com Lula marcando 68% da escolha dos eleitores, antes apenas 18% de Bolsonaro. Ciro aparece com 6%, 8% e 3%, respectivamente. Por outro lado, os demais pré-candidatos oscilam entre zero e 2%.

Leia também:


Leia também


Últimas notícias