#Eleiçoes2022

PoderData mostra que Lula está a um ponto de vencer no primeiro turno

Na simulação de segundo turno, o ex-presidente abre 17 pontos de vantagem sobre Bolsonaro, que caiu cinco pontos em relação à última pesquisa, feita há 15 dias

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Com 44% das intenções de voto, Lula está a um ponto de vencer no primeiro turno, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está a um ponto de vencer no primeiro turno, segundo pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (22). O cenário de liderança do petista é estável, mas a oscilação positiva de um ponto dentro da margem de erro mostra Lula com 44% das intenções de voto, enquanto os outros candidatos somam 45%.

Uma vitória direta em 2 de outubro exige ao menos 50% mais um dos votos válidos – votos em branco ou nulos não são considerados nessa conta. Basta, portanto, que os votos de Lula ultrapassem a soma dos outros candidatos para que a eleição seja decidida no primeiro turno.

Em segundo lugar, Bolsonaro pontua 34%. Em relação à rodada anterior (dias 5 a 7) do PoderData, Lula variou um ponto para cima, enquanto o chefe do Executivo oscilou um ponto percentual para baixo.

Passado quase um mês da desistência do ex-governador João Doria (PSDB) da corrida presidencial, o quadro geral indica efeito nulo para tracionar as pré-candidaturas de terceira via. Ciro Gomes (PDT) manteve 6% dos votos. André Janones (Avante) marcou 2%. Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil) e José Maria Eymael (DC) tiveram 1% cada.

Luiz Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP) e Vera Lúcia (PSTU) não somaram menções suficientes para pontuar. Brancos e nulos são 5%, e 4% não souberam responder. 

Segundo turno

A simulação de segundo turno mostra que Lula ampliou a vantagem sobre Bolsonaro. O petista tem 52% das intenções de voto, ante 35% do atual presidente. A distância é de 17 pontos percentuais.

Essa é a primeira vez em 4 meses que a diferença de Lula para o chefe do Executivo cresceu fora da margem de erro de 2 pontos. Na rodada de 13 a 15 de fevereiro, o ex-presidente tinha 50% das intenções e Bolsonaro, 35%. A partir daí, a distância vinha sendo encurtada – chegou ao mínimo de 9 pontos percentuais nas rodadas de 10 a 12 de abril e 24 a 26 de abril.

No levantamento anterior do PoderData, Lula (50%) e Bolsonaro (40%) estavam a 10 pontos de distância. O atual presidente caiu 5 pontos percentuais nos últimos 15 dias. A diferença máxima entre os dois pré-candidatos foi registrada na rodada feita do final de agosto ao início de setembro de 2021, quando estava em 25 p.p..

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de domingo até ontem (19 a 21), por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3 mil entrevistas em 302 municípios nas 27 unidades da federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-07003/2022.

Desempenho por segmento 

O desempenho de Lula no primeiro turno é melhor na faixa etária de 16 a 24 anos (46%), entre o público feminino (49%) e com quem recebe até dois salários mínimos (47%). Bolsonaro pontua mais entre os homens (43%), os que têm de 45 a 59 anos (38%) e os que cursaram até o ensino médio (39%). 

No recorte por região, o petista lidera com larga vantagem no Nordeste (58% a 25%). No Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, os dois estão empatados tecnicamente.

Leia também: Lula tem 71% de chances de vitória no primeiro turno, mostra estatística