Eleições 2022

Bolsonaro perde em honestidade e competência, e lidera em desaprovação

Bolsonaro perde para Lula em honestidade, competência, preocupação com as pessoas, inteligência, equilíbrio, ideias novas e experiência

Marcos Corrêa/PR
Marcos Corrêa/PR
No escândalo da vez, ex-presidente tem de explicar ação para forjar carteira que vacinação para entrar nos Estados Unidos

São Paulo – Pré-candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) perde para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em honestidade, competência, preocupação com as pessoas, inteligência, equilíbrio, ideias novas e experiência. É o que revela nova pesquisa Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (3), que traz Lula 14 pontos à frente de Bolsonaro. Do total de entrevistados que consideram esses atributos importantes para um presidente, Bolsonaro só fica numericamente à frente de Lula, dentro da margem de erro, no quesito “pulso firme” (gráfico adiante).

Eleito em 2018 com o discurso de combate à corrupção e à velha política do toma-lá-dá-cá, Bolsonaro logo se mostrou incoerente. Não tardaram denúncias, escândalos e alianças com políticos de partidos do Centrão em troca de voto pró-governo. A desonestidade fica cada vez maior à medida que crises imensas surgiram, como a dos desvios de recursos no Ministério da Educação (MEC). Pastores ligados a Bolsonaro.exigiam propina para liberar “conquistar” recursos, em um gabinete paralelo. Inclusive, pelo menos uma CPI e mais de 130 pedidos de impeachment foram abafados graças à ação da tropa de choque de Centrão. Mas a opinião pública demonstra não desconhecer que o governo paga caro para manter o esquecimento.

A preocupação com as pessoas – ou melhor, a despreocupação – também não passou em branco. Em meio a uma pandemia de covid-19 que não cede e que já matou mais de 667 mil pessoas no Brasil, o governo Bolsonaro finge que a doença não existe. Depois de chamar de “gripezinha’, de boicotar todas as medidas preventivas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive a vacinação, resolveu revogar decretos de enfrentamento à pandemia, que volta a dar sinais de aceleração. Quem perdeu seus familiares e amigos, empregos, negócios e hoje convive com a saudade, as sequelas e as dívidas, não esquece.

bolsonaro pesquisa
bolsonaro pesquisa
Pesquisa Ipespe lista atributos em que Bolsonaro fica para trás em relação a Lula

Desaprovação ao governo está em 60%

Rejeição a Bolsonaro, em 59%, é a maior entre os candidatos

Confira íntegra da pesquisa Ipespe