Diversidade

Lula lidera com 86% entre participantes da parada LGBT+

Segundo a pesquisa, governo Bolsonaro é péssimo para 90% participantes dos eventos em defesa da liberdade sexual e de gênero

Roberto Parizotti/Fotos Públicas
Roberto Parizotti/Fotos Públicas
Para os demais cargos em disputa nas eleições deste ano, 88% dos entrevistados preferirem votar em representantes LGBTs

São Paulo – Pesquisa da organização Vote LGBT aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito entre participantes da 26ª edição da Parada LGBT+ de São Paulo. O pré-candidato petista obteve 86% de intenção de votos. Em segundo lugar aparece Ciro Gomes (PDT), com 2,5%. Apesar de conhecido por declarações e postura homofóbica, o presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda tem 1,6% da preferência dessa fatia do eleitorado.

Os demais candidatos – Simone Tebet (MDB) e Luciano Bivar (União) não chegaram a 1%. Outros 3,8% disseram não saber em quem votar, 2% declararam voto branco ou nulo, 1,9% não quiseram declarar.

A parada ocorreu no último domingo (19), e contou com a participação de cerca de 4 milhões de pessoas, de acordo com os organizadores. A pesquisa entrevistou 930 pessoas na Marcha Trans, na Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais e na Parada LGBT+, entre os dias 17 e 19 de junho. A margem de erro é de 3,3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Além disso, a rejeição ao atual presidente entre o público LGBT+ também é avassaladora. Nove em cada dez (90%) participantes avaliam o governo Bolsonaro como péssimo. Entre as Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais, a reprovação sobe para 94%. E chega a 96% entre os participantes da Marcha Trans.

Sobre a escolha dos demais candidatos para as eleições de outubro, 88% dos entrevistados declararam preferir votar em representantes LGBTs. No entanto, apenas 45% têm conhecimento de alguma candidatura LGBT+ que disputará as próximas eleições. Por outro lado, 83% nunca consideraram lançar candidatura própria. Outras maiorias “minorizadas”, como pessoas negras (88%), indígenas (87%), mulheres (84%) e pessoas com deficiência (86%) também aparecem entre as preferências do eleitorado LGBT+.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 08300/2022.


Leia também


Últimas notícias