#Eleições2022

Ipespe mostra liderança de Lula consolidada na corrida presidencial

Ex-presidente mantém 45% em pesquisa divulgada nesta sexta. Bolsonaro continua 11 pontos atrás, e Ciro Gomes cresce um ponto

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula apresenta 45% de preferência do eleitorado na pesquisa divulgada nesta sexta-feira

São Paulo – Pesquisa sobre a corrida presidencial nas eleições deste ano, divulgada pelo Ipespe nesta sexta-feira (3), mostra mais uma vez a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consolidada no cenário eleitoral. Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Lula detém 45% da preferência do eleitor, frente a 34% da preferência do presidente Jair Bolsonaro (PL). Esses números são os mesmos da pesquisa anterior, divulgada em 27 de maio.

Na nova pesquisa, o pré-candidato Ciro Gomes (PDT) cresce um ponto percentual, de 8% para 9%. A candidata da “terceira via”, Simone Tebet (MDB), aparece com 3%, mesmo patamar da pesquisa anterior. Os demais candidatos, como André Janones (Avante), ou tem um por cento ou não chegam a ter pontuação, o que mostra que apenas quatro candidatos são acolhidos pelo eleitor neste momento de pré-campanha eleitoral. 

Segundo turno

Nos cenários de segundo turno mostrados pela pesquisa Ipespe, Lula lidera a disputa contra Jair Bolsonaro, com 53% dos votos, ante 35% do atual presidente. Em um eventual segundo turno contra Ciro, Lula concentra 54% da preferência frente a 26% do candidato do PDT. E diante do nome de Simone Tebet, o petista vai a 56%, ante 20% de sua oponente.

O cenário de segundo turno fica ruim também para o atual presidente Jair Bolsonaro se a disputa fosse contra o candidato Ciro Gomes, que o venceria com 45% de preferência por de Bolsonaro. No segundo turno, Bolsonaro só venceria se sua oponente fosse a candidata Simone Tebet, mesmo assim por uma margem apertada de 41% de preferência, ante 37% da candidata do MDB. 

Probabilidade de voto

No quadro de probabilidade de voto, Lula apresenta 44% de eleitores que já têm certeza da escolha, índice que é o maior entre todos os candidatos. Nesse quesito, Bolsonaro apresenta 33% de certeza e Ciro Gomes, apenas 12%, o que mostra que seus eleitores podem mudar de candidato até as eleições em outubro. 

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02893/2022. Foi realizada no período de 30 de maio a 1° de junho. Sua amostra é de cobertura nacional, com mil entrevistados, universo que representa o eleitorado brasileiro, a partir de 16 anos, de todas as regiões do país. As entrevistas foram feitas por telefone. Confira a íntegra da pesquisa