Pesquisa Genial/Quaest

Com 53% dos votos válidos, Lula venceria no 1º turno; 27% fariam voto ‘útil’ por vitória

Genial/Quaest revela que até 38% do eleitorado de Ciro Gomes poderia votar em Lula. Ex-presidente abre 16 pontos de diferença sobre Bolsonaro

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Pesquisa Genial/Quaest também indica que Lula venceria o segundo turno contra qualquer candidato

São Paulo – Uma nova pesquisa do instituto Quaest, encomendada pela corretora Banco Genial, divulgada nesta quarta-feira (8), mostra que se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria em primeiro turno. O levantamento Genial/Quaest testou três cenários e, no primeiro deles, com 13 pré-candidatos, o petista alcança 46% na pesquisa estimulada – quando o entrevistado recebe os nomes dos presidenciáveis.

Em segundo lugar, com 30% das intenções, aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) segue na disputa em terceiro, com 7% dos votos. O deputado federal André Janones (Avante) tem 2% e está em quarto lugar. A senadora Simone Tebet (MBD) e o coach Pablo Marçal (Pros) registram 1%. Os demais pré-candidatos não pontuaram na pesquisa. E, considerando apenas os votos válidos – descartando indecisos, brancos e nulos – o petista abre vantagem com 52,87% das intenções de voto. 

A pesquisa também testou um segundo cenário com apenas Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet. Nessa sondagem, Lula aparece com 47% das intenções de voto contra 41% de todos os outros candidatos somados. O que consagraria sua vitória em primeiro turno. 

Cenário 2

  • Lula (PT): 47% 
  • Jair Bolsonaro (PL): 29% 
  • Ciro Gomes (PDT): 9% 
  • Simone Tebet (MDB): 3% 
  • Brancos/Nulos/Não vai votar: 7% 
  • Indecisos: 5%

Segundo turno

No terceiro e último cenário testado, o ex-presidente alcançou 48% das intenções de voto contra Bolsonaro (30%), Ciro (9%) e Janones (3%). Lula também lidera a pesquisa espontânea – quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados aos entrevistados. O petista tem 32% dos votos, uma vantagem de 12 pontos percentuais sobre Bolsonaro (20%). Na comparação com o levantamento anterior, de maio, o ex-presidente aumentou sua vantagem, saltando de uma diferença de seis pontos percentuais. O pré-candidato do PDT aparece com 1% das intenções na espontânea. Indecisos somaram, contudo, 42%.

O levantamento também indica que Lula venceria o segundo turno contra qualquer candidato. O ex-presidente tem vantagem de 22 pontos percentuais sobre o atual – 54% ante 32%. Já contra Ciro Gomes a diferença cresce e chega a 27 pontos – 52% contra 25%. E é ainda maior sobre Simone Tebet, com 36 pontos percentuais – 56% contra 20%. 

Voto útil

O instituto Quaest também perguntou aos entrevistados sobre o preferido do eleitor para vencer a disputa. Até 47% responderam que é Lula, e 28%,  Bolsonaro. Apenas 19% dizem nem um nem outro. A pesquisa também quis saber sobre a possibilidade do voto útil. Do total de entrevistados, 27% disseram que poderiam mudar o voto para assegurar a vitória de Lula já no primeiro turno. Ciro Gomes aparece com segunda opção de voto de 26%. Mas 38% de seu eleitorado respondeu à pesquisa que poderia votar no ex-presidente para garantir sua vitória já no dia 2 de outubro. 

Ao menos 62% dos entrevistados avaliam os governos Lula como os melhores da história. A maioria – 52% – também disse temer a “continuidade de Bolsonaro” no poder. O antipetismo também foi testado. Mas, 35% responderam temer mais “a volta do PT”. E apenas 5% responderam que temem a ambos.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas presencialmente entre 2 e 5 de junho. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03552/2022.


Leia também


Últimas notícias