Construção da soberania

Reitoria da Unicamp pede a Lula valorização da ciência e educação

Em carta a Lula, que visitou a universidade nesta quinta-feira, reitoria pede atenção a esses temas, para que o Brasil tenha um futuro com sustentabilidade ambiental, social e econômica

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
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São Paulo – A reitoria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entregou nessa quinta-feira (5) carta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que visitou a instituição ao lado do ex-ministro da Educação Fernando Haddad. O documento, intitulado Carta pela Ciência e Educação, lista 10 propostas de políticas públicas e investimentos em ciência e educação, a partir dos quais serão possíveis avanços em saúde e outras áreas, para que enfim o Brasil tenha um futuro com sustentabilidade ambiental, social e econômica.

A carta trata de propostas específicas para a ciência e educação no país, mas também não perde de vista ações estruturais de governo, como o combate à desigualdade no país. Entre as propostas para o desenvolvimento científico, a carta pede que o futuro governo estimule as práticas interdisciplinares, reafirmando a tendência de que essa prática é fundamental para a produção de conhecimento na sociedade contemporânea. Pede também para fomentar no ensino médio e fundamental “o apreço pelas ciências em todas as suas vertentes, apresentando-as como necessárias para a formação cidadã”.

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Confira a íntegra do documento

Carta pela Ciência e Educação

A Universidade Estadual de Campinas acolhe a sua visita com o espírito público indispensável à vida democrática e enfatiza o papel estratégico das universidades na construção da soberania nacional. Neste momento histórico, a comunidade acadêmica e científica é instada a contribuir com a formulação de ações importantes para o cenário político do país. Julgamos fundamental:

  1. elaborar uma política de Estado para o financiamento do ensino superior que garanta sua autonomia acadêmica e administrativa, assim como o financiamento da ciência, tecnologia e inovação;
  2. promover uma discussão permanente com a sociedade a respeito de políticas públicas adequadas para o desenvolvimento do ensino superior, da ciência, tecnologia e inovação;
  3. estabelecer programas que estimulem a formação e a pesquisa em áreas aplicadas e básicas, incluindo as humanidades e as artes;
  4. construir uma política de saúde pública condizente com a realidade dos hospitais universitários, dado seu papel fundamental na formação dos futuros profissionais de saúde e na assistência à população;
  5. ampliar os mecanismos de inclusão social, criando programas eficazes de permanência estudantil, entre as quais a expansão da quantidade de bolsas de ensino e pesquisa e a atualização constante de seus valores;
  6. promover atividades e projetos de extensão e cultura que possibilitem uma interface efetiva entre a universidade e a sociedade;
  7. cultivar práticas interdisciplinares para enfrentar os desafios, cada vez mais complexos e diversificados, da sociedade contemporânea;
  8. valorizar as atividades científicas e de ensino na universidade, principalmente por meio de programas institucionais nos âmbitos nacional e internacional;
  9. fomentar, no ensino fundamental e médio, o apreço pelas ciências em todas as suas vertentes, apresentando-as como necessárias para a formação cidadã;
  10. incentivar as instituições públicas e privadas a se orientarem pela Agenda 2030 e pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, de forma a possibilitar para nosso país um futuro com sustentabilidade ambiental, social e econômica;

Por fim, uma cidadania verdadeira depende da redução drástica da desigualdade social, o que, por sua vez, exige vontade política alicerçada no espírito fraterno. A comunidade universitária cumpre papel fundamental para a realização desse propósito e se coloca à disposição para cooperar na construção da nação brasileira.


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