Eleições 2022

Pesquisa Ipespe mostra mais uma vez Lula na liderança, com 44% do eleitorado

Primeiro levantamento do instituto em maio traz o cenário eleitoral sem alterações significativas em relação à pesquisa de um mês atrás. No segundo turno, Lula vence todos os adversários

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula: liderança com tendência à consolidação

São Paulo – A primeira pesquisa Ipespe de maio, divulgada nesta sexta (6), mostra que o cenário pouco se alterou desde o  levantamento anterior do instituto, em abril, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na corrida eleitoral. Apesar da oscilação de um ponto percentual a menos, Lula segue na liderança, com 44% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) registrou 31%.

Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT) com 8%, João Doria (PSDB), com 3%, e André Janones (Avante), com 2%. Simone Tebet (MDB) oscilou de 2% para 1% e Luiz Felipe d’Ávila (Novo) marcou 1%. Outros candidatos não chegaram a 1%.

Para os resultados, o Ipespe realizou 1.000 entrevistas de abrangência nacional, de segunda a quarta-feira (2 a 4).  A margem de erro é de até 3,2 pontos percentuais.

De acordo com o instituto, as oscilações coincidem com a continuidade da melhora da avaliação de Bolsonaro. “O índice de ótimo e bom atingiu 31% ante 30% na última pesquisa, uma tendência de crescimento que segue desde janeiro, quando as avaliações positivas eram 24%. As avaliações negativas restaram estáveis, em 52%”, diz o comunicado.

Leia também: Pesquisa Ipespe não justifica suposto ‘otimismo’ bolsonarista relatado na mídia

“Outro indicador positivo para Bolsonaro é a redução gradual no índice dos que dizem não votar nele “de jeito nenhum”. Esse percentual passa de 64% em janeiro para 60% agora. No caso de Lula, essa rejeição atinge 43%, um ponto a mais que no levantamento anterior, “mas fica estável em relação ao começo do ano”, acrescenta.

Segundo turno

A pesquisa Ipespe revela, ainda, que Lula venceria todos os adversários no segundo turno. Contra Bolsonaro, o petista teria 54% e o atual presidente ficaria com 34%.

Se o adversário fosse Ciro Gomes, o ex-presidente derrotaria o pedetista por 52% a 25%. O tucano João Doria alcançaria 23% dos votos e Lula venceria com 55%.

Com CartaCapital


Leia também


Últimas notícias