Intenções por estado

Lula lidera com 54% dos votos em Pernambuco contra 26% de Bolsonaro, mostra pesquisa

Pesquisa do instituto Paraná mostra ainda que, no estado, gestão de Jair Bolsonaro é desaprovada por 62,6%

Isac Nóbrega/PR e Ricardo Stuckert
Isac Nóbrega/PR e Ricardo Stuckert
Ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida eleitoral em Pernambuco com 54,3%


São Paulo – Na corrida para presidente da República em Pernambuco, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sai na frente com 54,3% das intenções de voto. É o que mostra pesquisa de opinião pública do instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira (17). Segundo os dados, o petista deixa para trás o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), na segunda posição, com 26% dos votos. 

Leia mais: Lula lidera com 44% em Minas Gerais e leva Kalil de 30% para 43%

Na sequência, aparece o pré-candidato Ciro Gomes (PDT), com 5,2%, o melhor índice entre os demais candidatos da chamada “terceira via”. João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) marcam 1,1% das intenções cada. O nome de Simone Tebet (MDB) tem 0,1% dos votos, atrás de Pablo Marçal (Pros), com 0,5%, e Luciano Bivar (União Brasil), que marca 0,2%.

O instituto entrevistou 1.510 eleitores em 60 municípios pernambucanos entre os dias 10 e 14. A margem de erro é de aproximadamente 2,6% e o nível de confiança é de 95%. O estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03176/2022. 

A pesquisa também questionou os entrevistados sobre a avaliação e aprovação da gestão Bolsonaro. A maioria do população – 56,7% – considera a administração do chefe do Executivo “ruim ou péssima”. E 24,6% avaliaram como “ótima ou boa”. A aprovação do governo Bolsonaro, contudo, é de apenas 34%, ante 62,6% que responderam desaprovar a atual gestão. 

Disputa pelo governo de Pernambuco

Ontem (16), o instituto Paraná Pesquisas também divulgou estudo sobre o que ouviu dos eleitores com relação às intenções de voto para a eleição ao governo de Pernambuco. De acordo com os dados, a corrida tem à frente com 28,8% dos votos a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade). Ela é seguida pela ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) que marca 16% das intenções. 

Em terceiro lugar na disputa está o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil), com 13,6%, e o também ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PL), com 12,1%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, os três pré-candidatos estão empatados tecnicamente, segundo o instituto. A disputa pelo governo é seguida pelo deputado federal Danilo Cabral (PSB), que marca 7,1% dos votos, empatado tecnicamente com Ferreira. E pelo advogado João Arnaldo (Psol), com 1,3%, e o historiador Jones Manoel (PCB), com 0,7%, também tecnicamente empatados. 

Lula no Rio

Ainda nesta terça, outro estudo sobre as intenções de voto para a Presidência da República, realizado por estado, mostrou vitória do ex-presidente Lula em um eventual segundo turno no Rio de Janeiro. De acordo com pesquisa Genial/Quaest, encomendada pelo banco Genial Investimentos, o petista segue vencendo o atual presidente, por 47% a 38% dos votos. No levantamento anterior, a diferença entre os dois era de 47% contra 36%, mas segue dentro da margem de erro. 

O novo estudo mostra, contudo, um empate entre Lula e Bolsonaro no primeiro turno, com 35% das intenções de voto, cada um, entre os eleitores fluminenses. Segundo o instituto, o ex-presidente caiu quatro pontos, enquanto o atual cresceu na mesma proporção. Ciro Gomes aparece em terceiro, com 6% dos votos. Já João Doria e André Janones registraram 2% cada. Simone Tebet marcou 1%. Brancos e nulos subiram de 11% para 15%. Indecisos se mantêm em 4%. 

A pesquisa Genial/Quaest para a eleição ao governo do Rio de Janeiro traz ainda, no cenário com mais nomes, o governador Cláudio Castro (PL), pré-candidato à reeleição, à frente da disputa, com 25%. Ele é seguido pelo deputado federal Marcelo Freixo (PSB), com 18%. Na sequência, vem o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), com 8%.

Leia mais: Cláudio Castro e Marcelo Freixo lideram a disputa ao governo do Rio de Janeiro