eleições 2022

Lula chega a Minas para agenda em três cidades e tenta diálogo sobre chapa com PSD e Kalil. Assista

De hoje até quarta-feira, Lula estará em BH, Contagem e Juiz de Fora, com atenção voltada a conversas que podem ajudá-lo ampliar vantagem sobre Bolsonaro no estado

TVT/Reprodução
TVT/Reprodução
Lula em Belo Horizonte para abrir agenda de viagens por Minas. Pré-candidato já indicou que pode apoiar Kalil, mas a vaga para o Senado ainda é o ponto a se negociar

São Paulo – Na primeira semana de pré-campanha – após o lançamento da pré-candidatura ao lado de Geraldo Alckmin (PSB) como vice –, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia importante agenda em Minas Gerais. Em três dias, ele deve passar por Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora. Nesta segunda-feira (9), o petista será o principal protagonista do ato Lula abraça Minas, que se inicia no início da noite no Expominas de Belo Horizonte.

Mais do que agenda de eventos, a passagem de Lula por Minas é importante não apenas porque, entre os estados, é o segundo maior colégio eleitoral do país, mas pelo diálogo que pretende ter com Alexandre Kalil (PSD) e o partido de Gilberto Kassab. Minas tinha 15.889.559 eleitores (10,74%) em 2020. Com 33.565.294, São Paulo tinha mais que o dobro (22,69%). Os dados de 2022 ainda não foram totalizados e divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Com esse capital eleitoral, a preocupação de Lula, do PT e aliados é costurar um acordo que permita a ampliação da margem sobre Bolsonaro. Em pesquisa do Instituto Ver encomendada pela rádio Itatiaia e divulgada em 19 de abril, Lula aparece com 44% das intenções de voto, contra 27% de Bolsonaro. O petista manteve o índice de fevereiro, enquanto o atual presidente subiu 4 pontos percentuais. Para o governo do estado, a mesma pesquisa Ver/ Itatiaia mostra o governador Romeuj Zema (Novo) na liderança, com 44%, seguido por Kalil, com 22%.

Lula já disse que tem a intenção de apoiar Kalil para o governo estadual. No momento, a disputa pela vaga do Senado é o ponto a se negociar. O PSD de Gilberto Kassab diz não abrir mão de tentar reeleger o senador Alexandre Silveira, presidente estadual do partido e aliado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O PT insiste no nome do líder do PT na Câmara, o deputado federal Reginaldo Lopes, na chapa.

“Maturidade”

Em março, Lula comentou que via “maturidade” no PT de Minas Gerais e falou sobre Kalil. “Precisamos procurar com quem fazer aliança. Com quem que a gente pode fazer aliança hoje em Minas Gerais? É com o Kalil”, afirmou ele na ocasião à rádio Itatiaia.

Nesta segunda, o ex-presidente tinha agenda, em Belo Horizonte, com representantes de PV, PCdoB, PSB, Rede, PSOL e Solidariedade. Não havia, até o fechamento desta matéria, nenhum encontro com Alexandre Kalil.

Amanhã (10), Lula vai a Contagem, cidade governada pela petista Marília Campos. Na quarta, o ex-presidente estará em Juiz de Fora, administrada pela também correligionária Margarida Salomão.

De acordo com o jornal Estado de Minas, Lula e Kalil têm se falado apenas por meio de interlocutores, apesar de terem conversado por telefone no final do mês passado, em diálogo intermediado pelo presidente da sigla, Kassab. De acordo com o jornal, um dia depois do contato telefônico, o PT anunciou a ida de Lula a BH neste 9 de maio, para participar do lançamento da pré-candidatura de Reginaldo Lopes ao Senado.

Leia mais:

Assista a transmissão do ato de Lula em Belo Horizonte


Leia também


Últimas notícias