Tensão política

‘Forças Armadas estão comprometidas com a democracia brasileira’, diz Fux após reunião com general

Presidente do Senado também criticou “arroubos antidemocráticos” e defendeu as urnas eletrônicas

Nelson Jr./SCO/STF
Nelson Jr./SCO/STF
O presidente do STF e o ministro da Defesa: tentativa de 'esfriar' o clima

São Paulo – Depois de o presidente da República pôr novamente em xeque o processo eleitoral, representantes dos outros poderes se movimentaram para tentar amenizar o ambiente político. Nesta terça-feira (3), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, recebeu o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Ele também se reuniu com o presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“Durante o encontro, o ministro da Defesa afirmou que as Forças Armadas estão comprometidas com a democracia brasileira e que os militares atuarão, no âmbito de suas competências, para que o processo eleitoral transcorra normalmente e sem incidentes”, divulgou o Supremo em nota. “Por sua vez, o presidente do STF ressaltou que a Suprema Corte brasileira preza pela harmonia entre os Poderes e pelo respeito entre as instituições.” De acordo com a Corte, a reunião foi solicitada pelo militar.

Já Rodrigo Pacheco refutou ameaças contra a democracia ou o processo eleitoral de outubro. “A conclusão [do encontro] é de que o diálogo é fundamental, que nós precisamos alinhar os poderes, que nós temos uma obrigação comum de enfrentar arroubos antidemocráticos, temos que preservar a democracia, preservar o Estado de direito e garantir que as eleições aconteçam no Brasil dentro da normalidade, que é o que a sociedade espera”, declarou à saída. Ele também defendeu o sistema eleitoral: “Nós temos um mecanismo eficiente de coleta de votos do processo eleitoral através das urnas eletrônicas, que eu insisto em dizer, que são confiáveis, e o Tribunal Superior Eleitoral tem trabalhado muito pra conferir essa transparência, inclusive com sujeitos da sociedade e dos próprios poderes”.

Com informações do STF e da Agência Senado