Cadeiras

MDB mantém a maior bancada do Senado após trocas partidárias. Casa tem 16 siglas representadas

Eleições deste ano vão renovar um terço da Casa: 27 dos 81 senadores

Jefferson Rudy/Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado
MDB, PSD e PL formam as bancadas mais numerosas da Casa

São Paulo – Concluída a chamada janela partidária, com mudanças de sigla por parte de deputados e senadores, o MDB manteve a maior bancada do Senado, com 12 representantes. De acordo com a Agência Senado, a Casa tem parlamentares de 16 partidos, dos 32 registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A segunda maior bancada é do PSD, com 11 senadores. O PL tem nove, enquanto Podemos e União Brasil (formado a partir da fusão entre DEM e PSL) têm oito cada. Em seguida, PP e PT aparecem com sete parlamentares. O PSDB está com seis representantes e o PDT, com quatro. Pros e PTB tem dois. Há ainda cinco legendas com uma cadeira: Cidadania, PSB, PSC, Rede e Republicanos.

Mas o consultor legislativo Gilberto Guerzoni lembra que, diferentemente dos deputados, os senadores podem mudar de sigla a qualquer momento. “Essa regra não se aplica aos eleitos pelo sistema majoritário: os chefes do Poder Executivo e os senadores. Os senadores, tanto na legislação quanto no entendimento consolidado do Poder Judiciário, podem mudar de partido a qualquer momento sem sofrer nenhum tipo de penalidade por isso”, afirmou à Rádio Senado.

Nas eleições deste ano, o Senado renovará um terço de sua representação. Ou seja, serão eleitos 27 dos 81 parlamentares que compõem a Casa.


Leia também


Últimas notícias