Pré-campanha

Agenda de rua de Lula aumenta interações no Instagram e supera Bolsonaro; entenda

Campanha do petista engaja influenciadores e artistas fora do mundo político, enquanto Bolsonaro fica preso na “bolha”

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula durante evento realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj)

Brasil de Fato – A pré-campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem apostado, cada vez mais, em atividades de rua. Nesta semana, o petista esteve no Rio de Janeiro e na Bahia participando de eventos ao lado de lideranças políticas, artistas e estudantes.

Um levantamento feito pelo pesquisador Fábio Malini, especialista em análise de redes, mostra que a intensificação das atividades presenciais de Lula tem impactado no aumento das interações nos perfis do petista nas plataformas digitais.

:: Lula: ‘fome no Brasil é falta de vergonha na cara dos que governam o país’ ::

Em uma série de publicações em sua conta no Twitter, Malini aponta que Lula chegou a superar o presidente Jair Bolsonaro (PL) em interações no Instagram de 24 a 29 de fevereiro, mesmo com cinco vezes menos seguidores. Segundo ele, “a rua lulista já vitamina as interações” na conta do ex-chefe do Executivo.

Gráfico mostra o volume de interações (curtidas e comentários) nos perfis de Lula e Bolsonaro no Instagram / Reprodução/Twitter – @fabiomalini

“Lula começa a ir para a rua, sabendo que tem grande represamento de desejo de sua militância em engajar-se na campanha do petista. Mesmo Bolsonaro possuindo 5 vezes mais seguidores, a rua lulista já vitamina as interações no Instagram do ex-presidente”, diz o pesquisador.

Outro fator apontado por Malini como determinante para a “decolagem” de Lula nas redes sociais é o papel de contas de influenciadores digitais que não são diretamente ligados à política.

“Além da rua, Lula colhe o impacto da estratégia de caminhar, lado a lado, no Instagram, com grandes influenciadores digitais. Vai saindo da bolha petista, enquanto Bolsonaro, ao contrário, está preso na dele”, afirma.

“Para vocês terem uma ideia. Dos 10 posts mais populares com o termo ‘bolsonaro’ no Instagram, na última semana, 9 (NOVE!!!!) são de influenciadores, como choquei, ginaindelicada, hugogloss, nazareamarga, contas que possuem audiências enormes e heterogêneas. Se o Lula aparece com a Ludimilla ou Anitta, quais megacontas do Instagram vocês acham que vão repercutir o “babado”?”, diz Malini.


Ludmilla e Lula: personagens de fora do mundo político impulsionaram redes de Lula, mostra pesquisador / Ricardo Stuckert


Leia também


Últimas notícias