FRAGILIZADO

PoderData: Bolsonaro estaciona e segue derrotado por Lula nos dois turnos

Ex-presidente tem a preferência de 40% dos eleitores, enquanto o líder da extrema direita permanece com 30%

Clauber Cleber Caetano/PR
Clauber Cleber Caetano/PR
Lavareda lembra ainda que a proximidade das eleições coloca a disputa na mídia em termos menos desiguais

São Paulo – O presidente Jair Bolsonaro (PL) estacionou na nova pesquisa divulgada pelo PoderData, nesta quarta-feira (16), e é derrotado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos dois turnos. Os levantamentos anteriores apontavam para uma redução na vantagem entre os dois, mas o novo balanço mostra o petista com 40% das intenções de voto, ante 30% do atual presidente – há duas semanas, o placar era de 40% a 32%.

Em janeiro, a distância entre Lula e Bolsonaro era de 14 pontos na simulação de primeiro turno do PoderData, mas essa vantagem caiu durante 15 dias. Logo após os dois primeiros, Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) seguem tecnicamente empatados no terceiro lugar, com 7% cada.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que tem discutido uma ida ao PSD, o deputado federal André Janones (Avante) e a senadora Simone Tebet (MDB) marcaram 2% cada.

Lula em primeiro

O ex-presidente Lula continua vencendo todos os cenários em um eventual segundo turno nas eleições, segundo a pesquisa PoderData. Bolsonaro e Moro seguem como os candidatos mais competitivos contra o petista, mas ambos são derrotados por uma diferença de 14 pontos.

Se Lula enfrentasse Bolsonaro diretamente, o ex-presidente venceria o atual por 50% a 36%, mostra o levantamento. Caso o segundo turno fosse contra Moro, a vitória do petista seria por 44% a 30%. Numa simulação contra Ciro, o representante do PT conquistaria vitória com o dobro de votos, 44% a 22%.

De acordo com a pesquisa, Lula tem a preferência entre homens e mulheres. Ele também vence entre eleitores de 16 a 59 anos. O ex-presidente também lidera a intenção de voto no Sudeste, Norte e Nordeste. Bolsonaro tem vantagem entre brasileiros acima de 60 anos e moradores das regiões Sul e Centro-Oeste.


Leia também


Últimas notícias