Favoritismo

Pesquisa Ipespe: no Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra seria reeleita no 1º turno

Intenção de votos para a atual governadora tem percentual maior do que a soma dos adversários

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert

São Paulo – A governadora Fátima Bezerra (PT) lidera com 34% as intenções de votos para o governo do Rio Grande do Norte. Com isso, seria reeleita no primeiro turno, pois supera a soma do percentual alcançado pelos demais adversários, que chega a 26%. O senador Styvenson Valentim (Podemos) aparece em segundo com 13%, seguido pelo deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), com 8%. Os números são da página da Tribuna do Norte, em pesquisa encomendada ao Ipespe e divulgada nesta quarta (30).

Em quarto lugar aparecem Brenno Queiroga (Solidariedade) e Haroldo Azevedo (Patriota), com 2% cada um, seguidos por Clorisa Linhares (Brasil 35), com 1%.

O quadro de candidaturas no estado ainda está indefinido. Talvez por isso, 41% dos entrevistados não sabem em quem votar ou declaram voto branco/nulo. Segundo a pesquisa TN/Ipespe, o levantamento feito entre os dias 23 e 26 ouviu 1.200 pessoas, e a margem de erro estimada é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos. 

rio grande do norte
Fonte: Pesquisa TN/Ipespe de intenções de voto para o governo do Rio Grande do Norte

Bolsonaro volta a atacar o TSE

Em visita ao Rio Grande do Norte, Bolsonaro voltou a atacar o sistema eleitoral. “Podem ter certeza que, por ocasião das eleições de 2022, os votos serão contados no Brasil”, afirmou durante inauguração de uma estação de VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) em Parnamarim, cidade da região metropolitana de Natal. Disse ainda que “não serão dois ou três que decidirão como serão contados esses votos”.

No entanto, Bolsonaro não detalhou que medidas pretende tomar sobre esse tema, já que o Congresso Nacional derrubou a proposta do voto impresso no ano passado. Ainda assim, ameaçou, se dizendo disposto a fazer tudo “até com sacrifício da nossa vida” para defender supostos valores de liberdade e democracia.

Bolsonaro chegou ao evento montado em um cavalo branco e repetiu que a luta dele é “do bem contra o mal”. Porém, recebido por lideranças evangélicas locais, ele não comentou o escândalo que culminou com a demissão do ministro da Educação, Milton Ribeiro.

O agora ex-ministro, flagrado em áudio, afirmou que atenderia prioritariamente as demandas apresentadas por dois pastores indicados por Bolsonaro. Um deles chegou a cobrar propina em ouro para intermediar a liberação de recursos do MEC. Atrás nas pesquisas, e vaiado no final de semana durante o festival Lolapallooza, Bolsonaro também realizou uma motociata em Natal, mas foi acompanhado por pouquíssimos apoiadores.


Leia também


Últimas notícias