Pesquisa BTG Pactual

Lula vence todos adversários e Bolsonaro perde em qualquer cenário no segundo turno, mostra pesquisa BTG Pactual

Segundo levantamento, 71% dos entrevistados dizem que decisão sobre o voto está tomada

Ricardo Stuckert | Isac Nóbrega
Ricardo Stuckert | Isac Nóbrega
De acordo com a pesquisa, numa simulação de primeiro turno, Lula teria 43% dos votos contra 29% de Bolsonaro

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é favorito para vencer a eleição presencial contra todos os adversários, enquanto Jair Bolsonaro (PL) é derrotado em todos os cenários simulados no segundo turno pela pesquisa FSB, contratada pelo BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (21). De acordo com a pesquisa, numa simulação de primeiro turno, Lula teria 43% dos votos, ante 29% de Bolsonaro. Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT) com 9%, Sergio Moro (Podemos), com 8%, enquanto João Doria (PSDB), André Janones (Avante) e Eduardo Leite (PSDB) ficam com 2% cada e Simone Tebet (MDB) tem 1%. Na pesquisa espontânea, Lula soma 38%, ante 27% de Bolsonaro.

No segundo turno, Bolsonaro perde para todos os adversários, segundo a pesquisa da BTG Pactual. Contra Lula, o atual presidente teria 35% e o petista, 54%. Na simulação, o candidato do PT vence todos os adversários.

Bolsonaro rejeitado

O levantamento ainda revela que 71% dos eleitores disseram que a decisão sobre o voto está tomada e não vão mudar. Outros 28% dizem que mudariam e 2% não sabem. A certeza do voto é de 83% entre bolsonaristas e 80% entre lulistas.

A pesquisa mostra também que, entre os eleitores Lula e também da chamada “terceira via”, 61% disseram que mudariam o voto para vencer Bolsonaro nas eleições. A simulação eleitoral mostra que 59% dos eleitores dizem que “não votariam de jeito nenhum” no atual presidente da República – a maior rejeição entre todos os concorrentes.

Ao questionar os entrevistados sobre a avaliação do governo, 53% consideram ruim/péssimo. Outros 17% disseram ser regular e apenas 29% avaliam como bom ou ótimo. Além disso, 61% desaprovam a forma como Bolsonaro governa o país.

O instituto informa ter ouvido 2 mil pessoas de sexta (18) a domingo (20). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09630/2022.


Leia também


Últimas notícias