Donos do futuro

Lula é o candidato de 55% dos jovens, mas muitos ainda estão sem título

Ex-presidente tem mais intenção de votos que a soma de todos os demais candidatos entre eleitorado de 15 a 24 anos. Título precisa ser solicitado até 4 de maio

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula alcança 51% das intenções de voto entre a juventude que vota, frente a 22% de Bolsonaro (PL) e 6% de Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos)

São Paulo – Pesquisa Datafolha divulgada hoje (28), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – pré-candidato do PT às eleições presidenciais deste ano – como o favorito dos brasileiros e brasileiras entre 15 e 24 anos. Lula alcança 51% das intenções de voto nesta faixa etária, frente a 22% de Bolsonaro (PL) e 6% de Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos). A vantagem é significativa, já que os que votariam no ex-presidente são mais do que a soma de todos os outros candidatos. Alémd isso, entre eles, é maior a aversão ao presidente Jair Bolsonaro.

Contudo, para que esse cenário se traduza em realidade, muitos dos jovens precisam tirar título de eleitor. Entre 16 anos (completados até o dia 2 de outubro) e 18 anos, o documento não é obrigatório. O prazo final para o registro na Justiça Eleitoral é dia 4 de maio. Com a eleição se aproximando, artistas, intelectuais e influenciadores estão mobilizados para convencer os mais jovens a comparecerem às urnas.

Este tema, além de ter ganhado as redes sociais nos últimos dias, também foi um dos principais assuntos no Lollapalooza. Durante o festival, que ocorreu no fim de semana em São Paulo, muitas manifestações contra o governo Bolsonaro; e muitos pedidos para que jovens votem. Foi o caso de uma das grandes revelações da música brasileira que se apresentou no sábado (26). O cantor Jão entrou na campanha. “Esse ano nós batemos recordes de ausência de titulo de eleitor. Por favor, não adianta estar aqui no show e não votar. Vai votar, p*rra”, disse, durante seu show.

Situação perigosa

Jão está correto. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições entre 1994 e 2010, os eleitores com 16 ou 17 anos passavam de 2 milhões. Já em 2014 e 2018, o número caiu para cerca de 1,6 milhão. Até o fim de fevereiro deste ano, menos de um milhão estavam aptos a votar.

Outro artista que se manifestou pelo voto dos jovens durante o Lollapalooza foi o rapper Emicida. Diante da tentativa de Bolsonaro de censurar críticas de artistas no festival, Emicida subiu o tom. “Bolsonaro, vai tomar no c*”, repetiu várias vezes. “E se você tem de 15 a 18 anos, tira a po*ra do título de eleitor”, completou.

A participação decisiva nos jovens encontra paralelo nas recentes eleições nos Estados Unidos. Para derrotar o par ideológico de Bolsonaro, o extremista de direita Donald Trump, os jovens votaram em massa em um movimento inédito no país. “Em 2020, americanos só derrotaram Donald Trump por causa do recorde de votos, especialmente dos mais jovens. Para derrotar Bolsonaro, brasileiros com 16 e 17 anos precisam se registrar para votar nas próximas eleições”, disse pelo twitter o ator Mark Ruffalo, famoso por, entre outros, interpretar o super-herói Hulk nos filmes sobre os personagens da Marvel.


Leia também


Últimas notícias