Entrevista

Lula associa aumentos de combustíveis a desmonte da Petrobras e promete recuperar empresa

Ex-presidente afirma que a Petrobras é estratégica para o desenvolvimento do país e não pode ser submetida a interesses de investidores estrangeiros

Reprodução
Reprodução
"É uma vergonha o Brasil estar passando pelo que está passando. Mas não venham jogar a culpa em cima da guerra na Ucrânia ou da pandemia", disse Lula

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a “destruição” que Petrobras vem passando nos governos Temer e Bolsonaro. Ele afirmou que os lucros da estatal deveriam ser investidos em pesquisa e na ampliação da capacidade de refino. Em vez disso, os investidores internacionais ficam com a maior parte da riqueza. “Se preparem, porque vamos ganhar as eleições e vamos recuperar a Petrobras para o povo brasileiro”, disse nesta terça-feira (15) em entrevista à Rádio Espinharas, da Paraíba. “A Petrobras não é uma empresa privada, não tem que pensar só em lucro. Ela tem que pensar no bem-estar dos 213 milhões de brasileiros”, acrescentou. Lula atribui os sucessivos aumentos dos combustíveis à política de preços que considera subordinada aos interesses de investidores.

O petista lembrou que, durante o seu governo, a Petrobras investia em ciência e tecnologia. “Se a gente não tivesse investido em tecnologia, não teríamos descoberto o pré-sal“, disse. Além disso, ressaltou que, na sua gestão, a estatal iniciou a construção de quatro novas refinarias. “Há quarenta anos não se fazia nenhuma refinaria nesse país.” De acordo com o ex-presidente, a Petrobras também exercia papel estratégico, a partir da política de conteúdo nacional no setor de petróleo e gás. No entanto, tudo isso foi desmontado pelos governos que vieram depois do golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff, segundo Lula.

Desmonte e dolarização

“O que eles fizeram? começar a destruir a Petrobras. Venderam praticamente todos os poços de petróleo que tinha no Nordeste. Venderam gasodutos, refinarias, a BR Distribuidora“, criticou o ex-presidente. Como resultado, atualmente 392 empresas atuam no Brasil importando combustíveis para vendê-los com preço em dólar, frisou Lula.

“Essa gasolina chega a preço de dólar, fazendo com que o brasileiro pague uma das gasolinas mais caras do mundo, se comparado com a renda do povo. Quando, na verdade, a nossa gasolina foi pesquisada em real, extraída em real e refinada em real. Não tem porque ter o preço de dólar. Mas como não fizeram as refinarias, hoje temos que importar. Porque a incompetência é muito grande de quem governa esse país desde o golpe contra Dilma.”

Lula afirmou que o governo já deveria ter reunido o Conselho Nacional de Política Energética para buscar saídas para os aumentos dos combustíveis. Além dos impactos no bolso dos motoristas e caminhoneiros, os mais afetados são os mais pobres. Segundo Lula, porque a população sofre com o aumento da inflação dos alimentos, em grande parte causada pelos aumentos dos combustíveis.

“É uma vergonha o Brasil estar passando pelo que está passando. Mas não venham jogar a culpa em cima da guerra na Ucrânia ou da pandemia. Na verdade, a culpa está na cabeça daqueles que governam esse país, que não têm nenhuma preocupação em desenvolver um Brasil, em garantir a soberania desse país, em fazer desse país uma nação efetivamente respeitada e soberana”, disse Lula. 

Assista à entrevista


Leia também


Últimas notícias