QUEDA

João Doria desiste de candidatura a presidente e mostra fragilidade da ‘terceira via’

Governador também teria avisado aliados que pretende deixar o próprio partido

Valter Campanato/Agência Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil
A última pesquisa Datafolha, feita em 22 e 23 de março, simulou dois cenários da disputa presidencial com a presença de Doria no 1º turno. Em ambos, ele tinha 2% das intenções de voto na pesquisa estimulada

São Paulo – O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), deve anunciar, nesta quinta-feira (31), a desistência da candidatura à presidência da República nas eleições de outubro deste ano. De acordo com a Folha de S.Paulo, o tucano avisou a seus aliados que também irá anunciar a desfiliação do PSDB. A decisão deve minar a pré-candidatura de seu vice, Rodrigo Garcia, ao governo estadual.

Para o cientista político Paulo Niccoli Ramirez, professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp), a desistência de João Doria de sua candidatura à Presidência prova a fragilidade da chamada “terceira via” na corrida eleitoral. “O fato é que a terceira via não decolou, seja com Doria, Ciro ou Moro, e os partidos estão cientes que terão de decidir entre apoiar Lula ou Bolsonaro. As pesquisas mostram que a disputa será entre dois, enquanto um terceiro nome dificilmente passará de 15%. A entrada do Alckmin na chapa com Lula mina qualquer chance de uma terceira via”, afirmou ele, em entrevista ao jornalista Glauco Faria, da Rádio Brasil Atual.

Doria e ocaso do PSDB

O especialista diz que a decisão de Doria de não concorrer é “acertada”, uma vez que ele não decolou nas pesquisas. “Um candidato que tem esse desempenho tende a apenas desperdiçar recursos eleitorais. Na última semana, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, renunciou e deve ser o candidato, mostrando o racha dentro do PSDB. A própria prévia foi uma grande confusão, Doria colocou sua carroça à frente dos bois e o PSDB começou perdendo sua campanha eleitoral. Agora, é muito difícil acreditar que o Eduardo Leite dispute com um nome forte”, acrescentou.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou, na última segunda-feira (28), que renunciará ao cargo e que permanecerá no partido. Ele deixa o governo próximo no dia 2 de abril, data limite dada pela Justiça Eleitoral para ter a possibilidade de concorrer à presidência da República.

A queda do João Doria

A trajetória política de João Doria é um caso de rápida ascensão, mas também de uma queda vertiginosa. O tucano traiu Geraldo Alckmin, seu então padrinho político. Depois, abraçou Jair Bolsonaro, em 2018, e arrumou diversa brigas com figuras do próprio partido. Agora, vive um embate interno com Eduardo Leite e pode ter problema com Rodrigo Garcia, que recebeu a promessa de ser governador e sucessor no cargo.

“Essas figuras políticas que surgem no meio de comunicação, cresceram como outsiders, agora perderam força. Houve o esgotamento do discurso daqueles que se alçaram como “não políticos”, mas acabaram desgastados. Doria é o maior exemplo disso. Ele, com a tal visão de administrador, esqueceu que a política é pública, não é concentração de poder”, afirmou Niccoli.

Para o cientista político, quem sai novamente perdendo é o PSDB, que vem de um fraco desempenho nas eleições nacionais de 2018 e sofre com nova instabilidade neste ano. Segundo o professor, essa queda tucana é fruto das ações antidemocráticas do próprio partido. “A decadência do PSDB ocorre quando Aécio não aceita o resultado das eleições de 2014. A partir disso, começou as mais diversas conturbações democráticas, como o impeachment e a prisão de Lula. O momento número um para uma democracia começar a ruir é a não aceitação de um resultado eleitoral”, finalizou.

A última pesquisa Datafolha, feita em 22 e 23 de março, simulou dois cenários da disputa presidencial com a presença de Doria no 1º turno. Em ambos, ele tinha 2% das intenções de voto na pesquisa estimulada – percentuais ainda menores do que ele havia registrado numa pesquisa feita em dezembro.

Confira a entrevista na Rádio Brasil Atual


Leia também


Últimas notícias