Tempo de oportunidade

Ivone Silva: ‘Classe trabalhadora terá de eleger pessoas que lutem por ela’

Presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo destaca oportunidade dos brasileiros de resgatar economia e recuperar direitos atacados nos últimos anos

Seeb/SP
Seeb/SP
Ivone: Enquanto 87% das famílias estão endividadas, maiores bancos do país acumulam um lucro de R$ 107,7 bilhões

São Paulo – No programa Entre Vistas desta semana, na TVT, Juca Kfouri recebeu a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva. Em meio às celebrações de março, a sindicalista falou sobre os desafios enfrentados para que as mulheres ocupem posições de liderança na sociedade. Para ela, a luta das mulheres brasileiras é diária e, portanto, não se restringe a apenas um dia do ano. Mas a ocasião favorece a discussão e das pautas feministas e a busca coletiva por condições de respeito e igualdade.

Ivone destacou também algumas das principais contradições de economia brasileira. Por exemplo, enquanto 87% das famílias estão endividadas – inclusive em situações caríssimas, como as dos cartões de crédito –, os maiores bancos do país acumulam lucro de R$ 107,7 bilhões, aumento de 34% em relação a 2020. De acordo com a liderança bancária, um dos desafios do próximo governo é proporcionar políticas públicas que enfrentem essa situação de endividamento. Isso porque essa condição fragiliza ao mesmo tempo as condições de vida das pessoas e o mercado interno, sem o qual o país não conseguirá retomar o crescimento com distribuição de renda.


Assista à entrevista de Ivone Silva a Juca Kfouri

A presidenta do Sindicato dos Bancários chamou a atenção para a eleição de candidatos que representem e defendam os interesses da classe trabalhadora. Além de mudar o governo, ela alerta, é preciso identificar candidatos que disputarão vagas nos legislativos, pois é lá que serão discutidos projetos que podem reverter a retirada de direitos executada nos últimos anos. “Chegou o momento de a classe trabalhadora eleger candidatos que lutem por ela. Isso se faz por meio da política. Essas eleições são fundamentais para que os trabalhadores consigam reverter vários retrocessos. E isso não será fácil”, avalia.

Nesta entrevista, Ivone Silva fala sobre feminismo e negritude, o machismo e o racismo ainda existente no mundo do trabalho. “Quase não se veem bancários negros em agência da Bahia”, observa, onde está a maior população negra do país. Ela destaca que os principais cargos de direção da entidade que dirige são mulheres. E que isso é fruto de uma luta antiga e constante do sindicato, desde que a primeira mulher se tornou dirigente, nos anos 1950. “Então, essa luta vem lá de trás”, diz. Ivone pondera que, independentemente de gênero e raça, as pessoas devem ocupar postos de chefia ou liderança conforme sua capacidade e competência. Mas que o preconceito e a desigualdade de oportunidades são de fato empecilhos, por isso precisam ser combatidos.

O Entre Vistas, com Juca Kfouri, vai ao ar todas às quintas-feiras, às 21h30, na TVT. É possível rever os programas anteriores pelo canal de YouTube da emissora.


Leia também


Últimas notícias