Eleições 2022

Presidência: nova pesquisa Ipespe aponta estabilidade na vantagem de Lula

Petista também mantém liderança nas simulações de segundo turno

Marcelo Camargo/Agência Brasil - Ricardo Stuckert
Marcelo Camargo/Agência Brasil - Ricardo Stuckert

São Paulo – Nova pesquisa do Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (25), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 43%, mesmo percentual do levantamento anterior. O segundo colocado, Jair Bolsonaro (PL), oscilou dentro da margem de erro, de 25% para 26%. Bem atrás, figuram o ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 8%, e o também ex-ministro e ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT), com 7%.

O governador paulista, João Doria (PSDB), segue sem decolar e tem apenas 3%. Quatro nomes aparecem com 1%: Simone Tebet (MDB), Eduardo Leite (que, segundo se especula, pode trocar o PSDB pelo PSD), André Janones (Avante) e Felipe D´Avila (Novo). Alessandro Vieira (Cidadania) não pontua. Segundo o instituto, 7% dos entrevistados responderam que não iriam votar, não votariam em nenhum dos nomes apresentados, em branco e nulo. E 2% não sabem ou não responderam.

O cenário aponta estabilidade. Desde setembro, Lula oscila entre 42% e 44% das intenções de voto. Já Bolsonaro, que naquele mês chegava a 28%, desde novembro se mantém no intervalo entre 24% e 26%. Moro parou em 8% nos três últimos levantamentos, enquanto Ciro fica entre 7% e 8%.

Na pesquisa espontânea (em que os nomes não são citados), Lula aparece com pontos percentuais de vantagem sobre Bolsonaro: 35% a 25%. Moro e Ciro têm 4% cada e Doria, 1%. Dos entrevistados, um quarto não sabe ou não respondeu.

ipespe lula
Pesquiss Ipesp mostra estabilidade de Lula, com ampla vantagem desde setembro e crescimento de 18 pontos em relação a janeiro do ano passado

Segundo turno

Nas projeções de segundo turno, o petista mantém a liderança. Lula teria 54% em uma disputa contra Bolsonaro, que ficaria com 32%. É praticamente o mesmo placar da apuração anterior. Se o adversário fosse Moro, a vantagem seria de 52% a 31%. Contra Ciro, 51% a 25%. A distância aumenta no caso de Doria (54% a 18%).

Se houvesse segundo turno entre Moro e Bolsonaro, a situação seria de empate técnico: 33% e 32%, respectivamente. Ambos perdem para o “não sabem ou não votariam” (35%). Ciro venceria o atual presidente por 47% a 35%. Doria teria ligeira vantagem sobre Bolsonaro, 39% a 36%, mas também haveria empate técnico.

Leia também: Fachin convoca sociedade para combater fake news pelas redes sociais

Sobre rejeição, 62% dos entrevistados afirmaram que não votariam “de jeito nenhum” em Bolsonaro. Doria tem 59% de reprovação e Moro, 54%. Ciro (44%) e Lula (43%) têm os menores índices nesse quesito.

Segundo o Ipespe, foram ouvidos mil eleitores entre segunda e quarta-feira (21 a 23) A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95,5%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05015/2022.


Leia também


Últimas notícias