Democracia e eleições

Gabinete do ódio começa 2022 espalhando notícias falsas sobre Lula

Bolsonarismo mostra que sua estratégia de campanha é disparar ofensas e mentiras, inventando de vaias inexistentes a pacto com demônio, mas na Europa Lula fez pacto com a democracia

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Bolsonarismo diz que Lula fez pacto com demònio, mas na Europa petista foi recebido por líderes como Emmanuel Macron

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já é objeto de campanha sistemática do gabinete do ódio bolsonarista em 2022, com fake news, ofensas e desinformação, de acordo com o PT e o Instituto Lula. O partido e a orgaização reuniram alguns exemplos da estratégia bolsonarista com as falsas notícias disseminadas neste janeiro de 2022, que incluem até mesmo um vídeo de suposto pacto com demônio (sic).

Vídeo falsificado dá a entender que Lula tem pacto com o demônio

Um vídeo do encontro de Lula com representantes do movimento negro em Salvador foi adulterado para passar a falsa impressão de que o ex-presidente estaria sendo tomado pelo demônio. As agências de verificação de notícias Lupa, Aos Fatos, Fato ou Fake e Boatos.org já desmentiram a farsa, o que se pode comprovar assistindo à versão completa do vídeo original. Nele, Lula criticava justamente as mentiras fabricadas pelos seguidores de Jair Bolsonaro. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) é um dos divulgadores do material falso.

Bahia e #BolsonaroVagabundo

Segundo notícia falsa “datada” de 2008, Lula passeava em um barco chamado Lulalu em Angra dos Reis (RJ), enquanto enchentes prejudicavam o estado de Santa Catarina. Outras versões da mesma mentira afirmavam que Lula e sua namorada, Janja, passeavam em iate milionário de “Lulinha”, um de seus filhos. As agências de checagem Boatos.org e Lupa já desmentiram a fraude, construída pelo “gabinete do ódio” em dezembro de 2021, quando as enchentes castigavam o estado da Bahia. Mesmo com a tragédia, Jair Bolsonaro andava de jet-ski e dançava funk no litoral de catarinense. A hashtag #BolsonaroVagabundo viralizou na ocasião.

Divulgada pelo vereador Carlos Bolsonaro, outro filho do presidente, a “informação” já foi desmentida pelas agências Boatos.org e Lupa. As lanchas Lulalu realmente existem, mas não têm nada a ver com Lula. São embarcações comerciais que fazem o trajeto Salvador-Morro de São Paulo.

Shopping em São Paulo ou em Salvador?

Um vídeo mostra um homem vaiado e acusado de crimes por multidão em um shopping. O material aparece sob o título “Lula sai de casa e é vaiado em Shopping”. Outras versões afirmavam que o fato ocorrera no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Segundo outras versões, o fato havia sido em Salvador.

As agências de checagem Lupa, Checamos, da AFP, e Boatos.org mostram que a gravação do vídeo ocorreu no Shopping Barra, em Salvador, em 2018. Na data em que o vídeo foi gravado, Lula estava preso em Curitiba, graças às decisões de Sergio Moro.

Europa e Dubai

Com a viagem de Lula à Europa, e a recepção do ex-presidente brasileiro por algumas das mais importantes lideranças políticas do Velho Mundo – como o presidente francês Emmanuel Macron ou o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez –, o “gabinete do ódio” voltou a divulgar montagem grotesca. Desta vez, a notícia falsa era sobre a participação de Lula no Fórum Econômico Mundial de 2003, em Davos, na Suíça.

Segundo a falsificação, Lula estava embriagado e tinha se urinado, tendo sido retirado “discretamente” de seu painel. As agências Fato ou Fake, do G1, Estadão Verifica e até o Fact Check, do jornal português O Observador, desmascararam a fraude. A foto adulterada pelos bolsonaristas é de 2009, durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, quando o petista brincava com crianças presentes no local, como foi noticiado na época. A falsificação pareceu uma reação grotesca que mostra o inconformismo do bolsonarismo ante a recepção de Lula na Europa, enquanto Jair Bolsonaro fazia uma viagem sem nenhum significado para Dubai.

Leia mais:

Com Boulos, Lula dá sequência a agenda por ampliação de frente democrática


Lula e o novo presidente dos metalúrgicos do ABC destacam revisão de reforma e nova realidade do trabalho


Justiça encerra caso do tríplex contra Lula


Leia também


Últimas notícias