ministro servil

Senadores protocolam pedido de convocação de Queiroga ao Congresso

Segundo Randolfe Rodrigues, Queiroga deve explicações sobre negligência do ministério e conivência com atitude “criminosa” de Bia Kicis

Jefferson Rudy/Agência Senado Fonte: Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado Fonte: Agência Senado
Requerimento também exige esclarecimentos sobre o estranho apagão dos dados de infecções do ministério

São Paulo – O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pediu, nesta quinta-feira (6), a convocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga para audiência. O objetivo é cobrar esclarecimentos do ministro à Comissão Representativa do Congresso sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. “Restam dúvidas sobre as políticas traçadas pelo governo Federal sobre a suficiência do quantitativo de vacinas adquiridas pelo Brasil para aplicação em 2022. Assim como o cronograma de distribuição e aplicação de doses. Nas crianças, na população adulta não vacinada e naquela em que será necessária aplicação de doses de reforço”, diz o requerimento, assinado por 13 senadores.

O ministro precisa esclarecer, ainda, que medidas sanitárias pretende adotar para conter o impressionante avanço da variante ômicron. Assim como a coinfecção por coronavírus e influenza no país, chamada de flurona. Em entrevista à GloboNews nesta sexta (7), Randolfe afirmou que Queiroga é ainda pior do que o ex-ministro e general Eduardo Pazuello. Isso porque o atual chefe da pasta trai a classe médica a que pertence, postura meramente de servilismo ao chefe Jair Bolsonaro.

Randolfe acrescentou que, mais do que isso, Queiroga é conivente com a atitude “criminosa” de Bia Kicis (PSL-DF). A deputada chegou a vazar em redes bolsonaristas dados pessoais de três médicos que defendem a vacinação de crianças contra a covid-19.


Médicos pedem abertura de processo ético contra Queiroga no CFM


A convocação de Queiroga quer ainda explicações sobre o estranho apagão dos dados do ministério sobre infecções. Desde dezembro, as informações da pandemia de covid-19 não são atualizados corretamente pelo Ministério da Saúde. Desse modo, Brasil caminha às cegas diante da pandemia.

Outro tema sobre sobre o qual Queiroga deve explicações ao país é a falta políticas de testagem da população. Além disso, o suposta invasão de hackers ao sistema do ministério da Saúde, que prejudicou todos os serviços e o ConecteSUS.

Assinam também o documento os senadores Paulo Rocha (PT-PA), Omar Aziz (PSD-AM), Renan Calheiros (MDB-AL), Zenaide Maia (PROS-RN), Fabiano Contarato (PT-ES), Simone Tebet, Eliziane Gama (Cidadania-MA), Rogério Carvalho (PT-SE), Jorge Kajuru (Podemos-GO), Humberto Costa (PT-PE), Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Eduardo Braga (MDB-AM) e Otto Alencar (PSD-BA).

“Entende-se necessário e urgente o comparecimento do Senhor Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes, Ministro de Estado da Saúde, à Comissão Representativa do Congresso Nacional, a fim de prestar esclarecimentos aos parlamentares e à sociedade brasileira sobre os fatos acima mencionados e os demais relacionados à pandemia de Covid-19”, diz o requerimento.


Leia também


Últimas notícias