Eleições 2022

Nova pesquisa confirma liderança de Lula e chance de vitória em primeiro turno

Lula aparece com 44% das intenções de voto para presidente e soma dos adversários está em 45%, mas margem de erro é de 3,2 pontos

Reprodução
Reprodução

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 44% das intenções de voto para presidente na pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (14). Lula fica a um ponto do percentual somado dos demais adversários, mas dentro da margem de erro pode superá-los, e, desse modo, assegurar vitória ainda no primeiro turno das eleições, marcado para 2 de outubro. É a segunda pesquisa esta semana desta semana que aponta para possibilidade. Na quarta (12), levantamento Genial/Quaest atribuiu 45% a Lula, contra 41% dos demais. Além disso, ontem o ex-presidente apareceu líder com 40% em pesquisa da Exame/Ideia.

Jair Bolsonaro (PL) aparece com os mesmos 24% do levantamento feito em dezembro pelo Ipespe. Em seguida ficaram Sérgio Moro (Podemos), com 9% e Ciro Gomes (PDT) com 7%. Mais atrás, João Doria (PSDB) tem 2%, e Simone Tebet (MDB), Rodrigo Pacheco (PSD) e Luiz Felipe D’Ávila (1%).

• Após vitórias na Justiça e ascensão de Lula, preferência pelo PT dispara

• ‘Direita está assustada com pujança de Lula’, diz Boaventura de Souza Santos

Apesar da estabilidade na intenção de votos para o primeiro turno, o ex-presidente registra pela primeira vez mais eleitores que dizem que com certeza votarão nele (44%) do que eleitores que dizem que com certeza não votariam nele (43%). O ex-presidente também avançou na simulação de segundo turno contra Jair Bolsonaro. Ele venceria por 56% a 31%, ampliando sua vantagem, que era de 22 pontos no levantamento de dezembro, e foi a 25 pontos agora.

A avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro é vista como ótima ou boa para 24%, mas os que acham seu governo ruim ou péssimo são 54%. Os que dizem que as coisas vão no caminho errado na economia são 66% (antes eram 69%). Por outro lado, aumentou de 28% para 35% o percentual dos que dizem estar com muito medo do coronavírus. E de 54% para 57% a avaliação negativa do governo no combate à pandemia.


Leia também


Últimas notícias