Até 2023

Perto da validade, desoneração da folha de pagamento é prorrogada por dois anos

Medida, que venceria no próximo dia 31, atinge 17 setores da economia

Waldemir Barreto/Agência Senado
Waldemir Barreto/Agência Senado
Veneziano Rêgo, relator do projeto, não alterou o texto, aprovado por votação simbólica

São Paulo – A 22 dias do término de sua validade, a desoneração da folha de pagamento foi aprovada nesta quinta-feira (9) pelo plenário do Senado, em votação simbólica. O Projeto de Lei (PL) 2.541/2021 prevê desoneração para 17 setores de atividade até dezembro de 2023. Agora, segue para sanção presidencial.

A medida permite que as empresas substituam a contribuição previdenciária sobre salários, de 20%, por uma alíquota sobre a receita bruta, entre 1% a 4,5%. Entre os setores abrangidos, estão os de máquinas e equipamentos, têxtil, calçados e construção. Por acordo entre as bancadas, o relator do PL no Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), não inclui alterações no texto, para evitar retorno do projeto à Câmara.

Vice-presidente da Casa, ele afirmou que os setores concentram 8 milhões de trabalhadores. Há estimativas de 6 milhões. Não se sabe exatamente quantos empregos foram preservados.

Aprovada em 2011, no primeiro ano do governo Dilma Rousseff, a desoneração da folha de pagamento terminaria em 2020. O Congresso aprovou a prorrogação da medida até dezembro deste ano. Com apoio do ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente da República chegou a vetar a prorrogação, mas seu veto foi derrubado pelo parlamento. Agora, segundo líderes governistas, ele deverá sancionar o projeto.

:: Pagamento do 13º a metalúrgicos do ABC soma R$ 427 milhões
:: Otimismo de Paulo Guedes sobre economia reforça ‘mundo encantado’ dos mais ricos
:: Trabalhador autônomo e sem carteira ganham espaço. Desemprego cai, mas renda despenca


Leia também


Últimas notícias