terrivelmente evangélico

Juristas se levantam por um STF laico e contra André Mendonça

“Lamentamos que o Senado Federal tenha deixado de cumprir com seu papel”, afirmam entidades em nota conjunta, sobre aprovação de André Mendonça ao STF

Agência Senado
Agência Senado
Posição do relator, André Mendonça, foi acompanhada pelos demais ministros

São Paulo – Entidades de juristas divulgaram nota conjunta de repúdio à aprovação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal (STF). Mendonça, indicado por Jair Bolsonaro, foi apontado pelo presidente como “terrivelmente evangélico”. Logo após sua sabatina no Senado, o futuro ministro disse que sua nomeação é “um salto para os evangélicos“. Diante disso, juristas de todo o país iniciaram uma campanha por respeito à Constituição: “Por um STF Laico e Independente”.

“Lamentamos que o Senado Federal tenha deixado de cumprir com seu papel de realizar um exame aprofundado dos requisitos da pessoa indicada, realizando um processo amplo e plural, insistindo no modelo opaco e cerimonial de mesuras e afirmativas vazias, sem sustentação no currículo e histórico do candidato”, afirma a nota. Assinam, entre outras, as associações Juízes para a Democracia (ABJD), Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e de Advogadas e Advogados Públicas para a Democracia (APD).

O fato de o então advogado-geral da União ter sido apontado para o cargo por sua religião foi o ponto central de discordância dos juristas. “A indicação de André Mendonça se deu em decorrência de uma circunstância absolutamente estranha, vinculada a uma particularidade do fato, publicamente verbalizado pelo Presidente da República, do indicado ser evangélico. Disso decorreu nossa discordância central”, afirmam.

Leia a íntegra:

Nota Entidadesjurídicas 021221 by Gabriel Valery on Scribd


Leia também


Últimas notícias