Pesquisa Exame/Ideia

Lula aumenta vantagem contra Bolsonaro e venceria qualquer adversário no 2° turno

Ex-presidente está em roteiro pela Europa, onde se encontrou hoje com parlamentares do Partido Social-Democrata alemão, vitorioso nas eleições em setembro

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
"É uma felicidade vê-lo aqui hoje, e sua vontade de lutar pela democracia no Brasil", disse deputada alemã a Lula

São Paulo – Pesquisa eleitoral Exame/Ideia divulgada nesta sexta-feira (12) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida para o Palácio do Planalto em 2022. No levantamento, ele aparece com 35% das intenções de votos, seguido por Jair Bolsonaro, com 25%. O ex-ministro Ciro Gomes vem em terceiro, com 7%. Em quarto aparece o ex-juiz Sérgio Moro, com 5%.

Assim como nas simulações de outros institutos, Lula venceria todos os eventuais oponentes no segundo turno, se as eleições fossem hoje. Ele teria 48% dos votos contra 31% que seriam dados a Bolsonaro. A vantagem do ex-presidente foi ampliada de 12 para 17 pontos percentuais desde julho passado.

Também bateria todos os demais – e por longa margem. Contra o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), Lula venceria por 50% a 22% num eventual segundo turno. A lista segue: contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), por 48% a 22%; o ex-juiz Sergio Moro (Podemos, por 47% a 25%); e o pré-candidato pelo PDT Ciro Gomes (44% a 31%).

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 9 a 11 de novembro, por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Europa e Brasil

Também nesta sexta-feira, na Alemanha, Lula se encontrou com as deputadas Yasmin Fahimi e Isabel Cadermatori, ambas do Partido Social-Democrata (SPD). Nas eleições de setembro naquele país, a legenda obteve 25,7% dos votos, contra a União Democrata Cristã, partido conservador da chanceler Angela Merkel. O ministro das Finanças alemão, Olaf Scholz, tem grande chance de formar um novo governo alemão depois da vitória de seu  partido. O pleito marcou o fim da era Merkel.

“A mais recente vitória da democracia no mundo aconteceu aqui na Alemanha”, disse Lula às parlamentares. O principal tema do encontro foi a situação política na Europa e no Brasil, diante das perspectivas de formação do novo governo na Alemanha, a maior economia da Europa. O presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, participou.

“É uma felicidade e uma honra vê-lo aqui hoje, com saúde e sua vontade de lutar pela democracia no Brasil”, disse Fahimi a Lula.  A parlamentar já havia se encontrado com o ex-presidente brasileiro no Brasil e na Alemanha, em 2014 e 2015. A deputada também esteve no Brasil em 2019, quando, entre outras atividades, protestou contra a prisão de Lula pela Operação Lava Jato. “A luta contra a pobreza e a proteção ao meio ambiente têm de andar de mãos dadas”, disse Fahimi.

Por sua vez, a outra participante da reunião, a jovem deputada Isabel Cadermatori, de 33 anos, cumpre seu primeiro mandato. Ela é neta do último ministro da Economia de Salvador Allende, preso pela ditadura de Pinochet.


Leia também


Últimas notícias