Respeito internacional

Recebido por Macron, Lula diz que busca recuperar confiança internacional no Brasil

Petista foi recebido hoje pelo presidente francês com protocolo de chefe de Estado. “O Brasil não se resume a seu atual governante”, comentou

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula e Macron: conversa sobre questões ambientais, pobreza e blocos econômicos

São Paulo – “O Brasil não se resume a seu atual governante”, disse Lula em rede social, nesta quarta-feira (17), antes de ser recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu, sede do governo. “Essa é a razão da minha viagem. Recuperar a confiança no Brasil.”

O mandatário francês já teve desentendimento público com o atual presidente brasileiro, por questões relacionadas à Amazônia e políticas ambientais. Além disso, em 2019 Jair Bolsonaro fez comentário ofensivo à mulher do francês, que lamentou o pronunciamento “extremamente desrespeitoso”.

Macron recebe Lula com protocolo de chefe de Estado

macron e lula
Lula, ao lado de Celso Amorim e Mercadante, conversa com Macron: preocupação com o avanço da pobreza, da fome e da extrema direita no mundo (Ricardo Stuckert)

Já Lula foi recebido com protocolo de chefe de Estado. Ao lado dos ex-ministros Celso Amorim e Aloizio Mercadante (foto acima), discutiu com Macron, segundo relatou, temas como urgência climática e combate a fome e pobreza. “Também conversamos sobre o futuro da União Europeia e a integração da América Latina”, acrescentou o petista.

Entre os vários contatos que manteve até agora, o ex-presidente reuniu-se em Berlim com Olaf Scholz, provável futuro chanceler alemão. De lá, foi para Bruxelas, onde discursou no Parlamento Europeu. Ontem (16), já em Paris, Lula almoçou com a prefeita, Anne Hidalgo, e fez palestra no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po). Antes do encontro com Macron, recebeu o prêmio Coragem Política, concedido pela revista Politique Internationale. Ele ainda deve passar pela Espanha.

“Acredito que os líderes mundiais precisam sentar à mesa para dialogar e enfrentar esses desafios com uma governança global”, afirmou Lula. “Dividimos preocupações como o avanço da extrema direita pelo mundo e as ameaças à democracia e aos direitos humanos.”

À tarde, Lula concluiu a agenda política em Paris em encontro com o ex-presidente da França, François Hollande. “Conversamos sobre o quadro político no país e a atuação do Partido Socialista francês”, tuitou.

Presidente da Espanha

A Espanha será o último dos quatro países visitados pelo ex-presidente esta semana. Nesta quinta (18), Lula reúne-se com o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, no Palácio da Moncloa, em Madri, sede do governo e residência oficial do primeiro-ministro. Em seguida, participa de seminário sobre a recuperação do continente depois da pandemia, com a presença também do ex-primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero.

O ex-presidente terá ainda encontro com a secretária-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), Rebeca Grynspan, tendo como assunto combate a pobreza e desigualdade. Por fim, Lula se reunirá com representantes das centrais Confederação Sindical de Comissões de Trabalhadores (CCOO, na sigla em espanhol) e União Geral dos Trabalhadores (UGT).


Leia também


Últimas notícias