Fake News

Renan pede indiciamento de Heinze na CPI da Covid

Inclusão do nome foi requisitada por Alessandro Vieira. Segundo ele, parlamentar gaúcho disseminou notícias falsas durante sessões da comissão

Pedro França/ Agência Senado
Pedro França/ Agência Senado
Defensor do chamado "kit covid", Heinze divulgou de forma reiterada na CPI tratamentos ineficazes

São Paulo – Na parte da manhã da sessão da CPI da Covid nesta terça-feira (26), que terá a votação do relatório final elaborado pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL), o senador e integrante da comissão Alessandro Vieira (Cidadania-SE) pediu a inclusão do colega Luis Carlos Heinze (PP-RS) no relatório final, como indiciado. Por causa conta da reiterada disseminação de notícias falsas sobre a pandemia.

“Esta CPI teve a coragem de pedir o indiciamento do presidente da República e do líder do governo. Não pode fechar os olhos com relação ao comportamento do seu colega parlamentar”, argumentou Alessandro Vieira, comentando a repetida divulgação de notícias falsas por seu colega de Casa.

O relator acatou o pedido e decidiu indiciar o parlamentar gaúcho. “Apesar das advertências, o senador Heinze reincidiu aqui todos os dias apresentando estudos falsos, negados pela ciência. E pela maneira como incitou ao crime em todos os momentos queria, nesta última sessão, dar um presente à Sua Excelência, que será o 81º indiciado desta Comissão Parlamentar de Inquérito.”

O líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), junto com outros senadores, fez um apelo para que Renan desconsiderasse o pedido de Alessandro. Mas seu nome foi citado mesmo assim na leitura do relatório.

Voto em separado

Em seu voto em separado, Heinze manifestou apoio ao Conselho Federal de Medicina (CFM) pelo que considera ser uma defesa da autonomia médica durante a pandemia. E afirmou que seu relatório inclui centenas de estudos sobre o uso de substâncias no tratamento da covid-19 elaborada por “cientistas, não charlatões”. 

“São pesquisas que o Ministério Público a Procuradoria-Geral da República vai se debruçar. Não são factóides, não são narrativas”, disse. Omar Aziz (PSD-AM) e Renan protestaram contra a defesa de Heinze de drogas comprovadamente sem eficácia contra o coronavírus. “Depois da declaração do presidente de que vacina dá Aids vem isso aí”, lamentou o relator.

Com informações da Agência Senado