No 'Entre Vistas'

Na TVT, Guilherme Boulos é o entrevistado de Juca Kfouri nesta quinta

Coordenador do MTST deve tratar dos desafios da frente pela democracia para conter os arroubos autoritários de Bolsonaro

Reprodução/@_leandropaivac
Reprodução/@_leandropaivac
No início de outubro, Boulos participou dos protestos pelo impeachment de Bolsonaro

São Paulo – O professor e coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Guilherme Boulos estará no programa Entre Vistas, da TVT, na noite desta quinta-feira (28), às 21h30, apresentado pelo jornalista Juca Kfouri. Presidenciável em 2018 e candidato à prefeitura de São Paulo em 2020, Boulos vai tratar dos desafios para a democracia brasileira, diante das ameaças autoritárias representadas pelo governo Bolsonaro.

Nas redes sociais, Boulos é um dos principais críticos do presidente. Recentemente, tem cobrado do procurador-geral da República, Augusto Aras, para que dê andamento às investigações realizadas pela CPI da Covid. Em seu relatório final, a comissão recomenda o indiciamento de Bolsonaro por crimes comuns, de responsabilidade e contra a humanidade.

A política econômica tocada pelo ministro Paulo Guedes também é alvo de críticas. Em setembro, integrantes do MTST chegaram a ocupar a Bolsa de Valores, a B3, em São Paulo, em protesto contra o aumento da fome, da inflação e do desemprego.

Para aplacar a miséria que aflige milhões de brasileiros, principalmente durante o auge da pandemia, Boulos também participou da criação das Cozinhas Solidárias. Iniciativa do MST e da Frente Povo Sem Medo, o projeto distribui almoço grátis para famílias das periferias da grandes cidades. Já são 11 cozinhas funcionando em 11 estados. A expectativa é chegar a 26 até o final do ano. A iniciativa conta com financiamento coletivo para seguir garantindo comida de qualidade a quem não pode pagar.

Disputa estadual

Boulos é pré-candidato pelo Psol ao governo de São Paulo e tem percorrido o interior do estado em encontros promovidos por movimentos sociais. Sua pauta principal continua sendo a luta por moradia. Nos últimos dias, no entanto, arrefeceram as possibilidades de uma união com Fernando Haddad (PT) para a disputa ao governo paulista. Ainda assim, Boulos deve manter o apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa presidencial. Eles se aproximaram durante a perseguição contra o ex-presidente pela Operação Lava Jato.