"Fraude"

CPI da Covid: Prevent Senior retirava diagnóstico de covid-19 do prontuário de pacientes

Renan Calheiros anunciou que Pedro Benedito Batista Junior passará a ser investigado pela comissão

EDILSON RODRIGURS/AGENCIA SENADO
EDILSON RODRIGURS/AGENCIA SENADO
Prevent Senior é investigada por fraudar prontuários médicos de pacientes de covid-19 que receberam o chamado "kit covid", com medicamentos sem eficácia

São Paulo – O diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, reconheceu que a operadora orientou a alteração no prontuário de pacientes diagnosticados com covid-19. Para senadores, que tomam depoimento de Batista na CPI da Covid, nesta quarta-feira (22), a ação configura “fraude”.

Mensagem obtida pela CPI revela orientação de que, após 14 dias do início dos sintomas, para pacientes de enfermaria, ou 21 para pacientes com passagem em UTI, a CID (sigla de classificação internacional de doença) deveria ser modificada para qualquer outra classificação. Desse modo, a identificação indicaria que os pacientes que já não teriam mais necessidade de isolamento.

“Essas pessoas não representavam mais risco para o hospital”, justificou Pedro Batista. Entretanto, os parlamentares classificaram como fraude. O senador Otto Alencar (PSB-BA) diz “ser inacreditável” o procedimento e chamou o diretor de “desonesto”. Já Humberto Costa (PT-PE) disse que a Prevent Senior considera que, depois de 14 dias, o paciente não tem mais covid-19. “Isso é uma fraude”, esbravejou.

Quando um paciente é diagnosticado ou possui suspeita de estar infectado com a covid-19, o prontuário médico atribuiu a CID B34.2. Segundo a orientação do hospital, após o período citado acima, o código do prontuário deveria “ser modificado para qualquer outro, exceto o da covid-19”.

‘Estudo’ da Prevent Senior escondeu morte por covid-19 de médico negacionista

A Prevent Senior é investigada por fraudar prontuários médicos de pacientes de covid-19 que receberam o chamado “kit covid”, com medicamentos sem eficácia. Hoje, foi divulgado que a mãe do empresário Luciano Hang, Regina Hang, e o médico negacionista Anthony Wong morreram de decorrência da covid, mas o hospital omitiu a informação

Prevent Senior na CPI

Antes de a sessão ser suspensa, o relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), anunciou que o diretor da Prevent Senior passará à condição de investigado. As informações colhidas sobre Pedro Benedito Batista Júnior serão enviadas à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP). “Mandarei para a Procuradoria de Justiça de São Paulo, porque esses fatos aconteceram lá e há um desejo do MP-SP de levantar essas circunstâncias”, justificou Calheiros.

Em seu depoimento, o diretor executivo da operadora de saúde negou que tenha escondido o número de mortes em decorrência da covid-19 durante o “estudo” realizado, apesar do dossiê apresentado por 15 médicos e ex-funcionários do hospital.

O depoente alegou que ex-médicos “manipularam planilha interna” e disse que “chama a atenção” que os acusadores nunca procuraram a Justiça, mas procuraram a CPI da Covid. “Eles invadiram o sistema, acessaram a planilha e adulteraram a planilha”, alegou.

O diretor-executivo também negou que a operadora de saúde tenha feito um estudo sobre o uso da hidroxicloroquina. Segundo Batista, foi feita uma “observação” executada pelos médicos e os dados sobre a eficácia eram reunidos. “Esse estudo foi observacional, a partir das prescrições médicas”, disse.

O senador Humberto Costa, por outro lado, disse que o estudo foi ilegal, pois não tinha aval do Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). “Até pesquisa observacional precisa de consentimento do Conep, e vocês não tinham. O Conselho Federal de Medicina existe para quê? Isso é uma demonstração de omissão criminosa do órgão. Eles permitiram que isso acontecesse”, criticou.

Bolsonaro e o gabinete paralelo

Durante todo seu depoimento, o diretor da Prevent Senior afirmou aos senadores da CPI da Covid que o “kit covid” era feito por prescrição médica, “respeitando a autonomia profissional”. Os parlamentares, porém, responderam que o depoente mentiu, dizendo deter provas de que os medicamentos eram enviados de maneira estruturada.

O dossiê produzido por médicos da Prevent e encaminhado à CPI conta inclusive com fotos desses kits que eram enviados e relatos de médicos que se diziam forçados pela direção a recomendarem o tratamento com medicamentos sem eficácia.

Segundo Pedro Benedito, os pacientes da Prevent Senior começaram a exigir a prescrição de hidroxicloroquina após a divulgação feita do presidente Jair Bolsonaro. “Devido a pronunciamentos não só da Presidência, mas de outras pessoas influentes também, uma série de pacientes exigindo a prescrição da medicação”, relatou.

Em outra parte da oitiva, o diretor negou conhecer o “gabinete paralelo” do governo federal. Entretanto, os senadores exibiram um vídeo de Pedro Batista em reunião com o médico Paolo Zanotto, que redigiu um “protocolo” para a Prevent Senior sobre o uso do “kit covid”.

No vídeo, Zanotto diz que a médica Nise Yamaguchi estava em Brasília para formular protocolos. Além disso, acrescenta que Pedro está “mais por dentro do que vocês imaginam”. Questionado sobre nomes do gabinete, o diretor disse que a doutora Nise Yamaguchi mantém relação com a operadora por tratar pacientes do plano. “É uma médica que tratou pacientes que tinham o plano Prevent Senior.”


Leia também


Últimas notícias