Flopou?

Ato antidemocrático em Brasília equivale a 5% do esperado, diz jornal

Organizadores chegaram a falar em 2 milhões de manifestantes, mas número ficou bem abaixo do esperado, mesmo com robusto financiamento

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jair Bolsonaro participou de cerimônia comemorativa do 7 de Setembro, no Palácio da Alvorada, antes de ir à manifestação

São Paulo – De acordo com informações do jornal Valor Econômico, um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu há pouco a estimativa de público de 150 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Alguns observadores chegaram a estimar em menos de 100 mil. Isso equivale a 5% do total previsto por bolsonaristas em áudios e vídeos que circularam nas redes às vésperas do 7 de setembro. Informações oficiais sobre o número de manifestantes não foram divulgadas. Ao longo do dia, termos como “flopou”, “fiasco” e “fracasso”, estiveram entre os trens do Twitter.

“Pelas imagens aéreas, com todo dinheiro investido, toda estrutura governamental envolvida, o público é pequeno. Muito caminhão, máquinas, mas POVO, praticamente nada. São manifestantes que vieram em excursões para Brasília, pagas por alguém”, postou o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS).

Muitos observaram também o fato de a mobilização em Brasília ter sido planejada há alguns meses, contando ainda com forte suporte financeiro. Reportagem do site The Intercept Brasil, publicada em 21 de agosto, mostrava que ruralistas estavam entre os organizadores dos atos. Eles chegaram a impetrar um habeas corpus no STF para garantir a realização de um acampamento com 10 mil pessoas para permanecer um mês na capital federal. Esperavam ainda 2 milhões de pessoas hoje em Brasília, o que não ocorreu.

Outra reportagem, publicada pelo portal UOL no domingo, mostrava que grupos bolsonaristas mantinham ao menos nove contas bancárias para financiar atos em 7 de setembro. Dar suporte financeiro a organização de manifestações não é ilegal, mas quando o objetivo é praticar ou incitar crimes, a organização logística é considerada ilícita.

“As manifestações a favor de Bolsonaro estão claramente mais cheias, comparativamente às anteriores. Mas, quando se considera que jamais na história se organizou por tanto tempo e com tantos recursos uma manifestação, a coisa é bem menos impressionante”, analisou o cientista político Christian Lynch em seu perfil no Twitter.

Em Brasília, Bolsonaro insiste em ameaça ao STF

Presente no ato, o presidente Jair Bolsonaro voltou a ameaçar o Supremo Tribunal Federal. “Ou o chefe desse Poder enquadra o seu (ministro) ou esse Poder pode sofrer aquilo que nós não queremos”, disse ele, em recado endereçado ao presidente do STF, ministro Luiz Fux, sobre as recentes decisões do ministro Alexandre de Moraes contra apoiadores do presidente.

“Nós todos aqui na Praça dos Três Poderes juramos respeitar a nossa Constituição. Quem age fora dela se enquadra ou pede para sair”, disse ainda Bolsonaro.


Manifestações do Fora Bolsonaro e Grito dos Excluídos em mais de 200 cidades. Acompanhe

Como foram as outras manifestações do Fora Bolsonaro antes deste 7 de setembro: 29 de Maio | 19 de junho | 3 de julho | 24 de julho