Investigado

STF inclui Bolsonaro no inquérito das fake news. Aliados pressionam por voto impresso

Ministro Moraes acolheu pedido do TSE. Comissão especial da PEC 135 tentará votar parecer amanhã. Texto foi alterado novamente pelo relator

Najara Araujo/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias
Najara Araujo/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias
Câmara passou a tarde e início da noite desta quinta-feira sem votação. Muitos deputados foram à posse de ministro da Casa Civil

São Paulo – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta quarta-feira (4) a inclusão de Jair Bolsonaro como investigado no inquérito que apura a divulgação de informações falsas, as fake news. Essa decisão atende a pedido feito dois dias atrás pelo Tribuna Superior Eleitoral (TSE), que também abriu inquérito administrativo.

A abertura do inquérito foi uma resposta do TSE aos repetidos ataques do presidente da República à Justiça Eleitoral e ao próprio processo eleitoral, para pressionar pelo voto impresso. A Corte aprovou pedido para que o chefe da Executivo fosse incluído no inquérito que investiga a disseminação de fake news, em andamento no STF. Hoje, Moraes acolheu o pedido. Essa apuração deve considerar os seguidos ataques, sem provas, feitas por Bolsonaro às urnas eletrônicas.

Já o presidente encaminhou ofício à Corregedoria do TSE, em resposta a procedimento administrativo para que autoridades apresentem provas sobre alegadas fraudes no sistema eletrônico de votação. No documento, mais uma vez ele não apresentou essas provas, comentando apenas que o tema é “inquietante na sociedade”. Segundo a assessoria do tribunal, as respostas serão anexadas ao inquérito administrativo aberto na segunda-feira.

Na véspera da possível votação sobre o projeto do voto impresso, parlamentares bolsonaristas voltaram a fazer pressão pela aprovação da proposta, enquanto a oposição acusava o presidente da República, Jair Bolsonaro, de tentar tumultuar o processo eleitoral. Com a sessão da Câmara esvaziada de votações, por causa da posse do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, os deputados se revezaram nos pronunciamentos. Enquanto isso, o relator da Proposta de Emenda à Constituição 135, a PEC do voto impresso, Filipe Barros (PSL-PR), protocolou novo parecer.

Redução de poderes do TSE

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o novo relatório do bolsonarista Barros para a PEC 135 reduz os poderes do TSE. E tenta garantir que as mudanças ocorram já no ano que vem. A reunião da comissão especial da Câmara que trata do assunto está marcada para amanhã (5), às 14h. Três semanas atrás, a presidência do colegiado encerrou a reunião sem votação.

Votações importantes estavam previstas para esta quarta-feira. Por exemplo, a Medida Provisória (MP) 1.045, que renova o programa de redução/suspensão de salários e da jornada de trabalho. Segundo oposicionistas, parecer de Christino Aureo (PP-RJ) incluiu “jabutis”, temas estranhos à matéria, reduzindo direitos. Também está na pauta o Projeto de Lei (PL) 591, do Executivo, que permite a privatização dos Correios. A sessão deliberativa começou apenas às 17h30 mas, até o fechamento desta matéria, sem previsão de votação.


Leia também


Últimas notícias