Agro é golpe

Líder da soja também é alvo da PF por ameaça à democracia

Presidente da Aprosoja, Antonio Galvan, sofreu busca e apreensão em investigação contra manifestações golpistas em 7 de setembro

Marcos Corrêa/PR
Marcos Corrêa/PR
Como líder dos produtores de soja, Galvan participou de encontro com Bolsonaro no Palácio do Planalto em 2019

São Paulo – Além do cantor Sérgio Reis e o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ), o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Soja (Aprosoja), Antonio Galvan, também foi alvo de mandados de busca e apreensão pela Polícia Federal (PF), na manhã desta sexta-feira (20). Eles são investigados por incitação a atos violentos e ameaças contra a democracia.

Galvan é apontado como um dos organizadores das manifestações golpistas programadas para o próximo dia 7 de setembro. Segundo Sérgio Reis, o grupo exige a aprovação do voto impresso e a destituição de todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, ameaçam “parar o país”, caso suas exigências não sejam acatadas.

Na semana passada, Galvan participou com o cantor sertanejo de uma reunião em Brasília, junto a outros representantes do agronegócio, para angariar apoio às manifestações. Depois do encontro, o artista afirmou que, após os ato, eles entregariam um “ultimato” ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Os “grandes do agronegócio”, segundo ele, bancariam os custos, como a permanência dos manifestantes na capital federal, além da mobilização de caminhões e tratores para o trancamento das principais rodovias do país.

A operação contra os organizadores da manifestação foi realizada a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Segundo o despacho da PF, os pedidos de busca e apreensão têm por objetivo “apurar o eventual cometimento do crime de incitar a população, através das redes sociais, a praticar atos violentos e ameaçadores contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições, bem como contra os membros dos Poderes”.

Leia também:

Para historiador, ameaças constantes de golpe são busca de salvo-conduto para escapar de prisão

Movimentos pedem ao MP direito de realizar atos ‘Fora Bolsonaro’ na Paulista

Com quebras de sigilos, CPI da Covid ‘fecha o cerco’ contra Bolsonaro


Leia também


Últimas notícias