Ataque à democracia

Capitalismo selvagem e fascismo de mãos dadas na declaração do Santander

Deputados da oposição repudiam afirmação de economista do banco espanhol em favor de um golpe para evitar a eleição de Lula em 2022

Bancários Novo Hamburgo
Bancários Novo Hamburgo

São Paulo – O capitalismo selvagem, o liberalismo e o fascismo estão de mãos dadas na declaração do economista Victor Candido, do banco Santander, que defendeu um golpe para evitar o retorno de Lula à presidência. Essa é a avaliação da presidenta nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), e do deputado José Guimarães (PT-CE).

“Em suma, ninguém apoiará um golpe em favor de Bolsonaro, mas é possível especular sobre um golpe para evitar o retorno de Lula. Ele era inelegível até outro dia, por exemplo, pode voltar a sê-lo”, escreveu o economista do Santander.

:: Economista do Santander defende golpe para evitar retorno de Lula ::

“Declaração de economista do Santander sobre barrar Lula mostra como o mercado está de mãos dadas com o golpe pretendido por Bolsonaro e cia. É a junção do capitalismo selvagem com o fascismo, a pior combinação possível e a sociedade que se dane. Deplorável!”, afirmou Gleisi.

“UM ESCÂNDALO! Informações revelam que um economista do Santander no Brasil defende um golpe para evitar que LULA seja PRESIDENTE. Esse casamento entre o liberalismo e o fascismo está matando o Brasil. Sem nenhum pudor, pregam golpes, retiram direitos, renda e emprego do povo”, disse o deputado em sua conta no Twitter.

Já o escritor Frei Betto defendeu o boicote ao Santander, por conta de sua manifestação que flerta com o fascismo: “Pra não financiar o golpismo, mudem de banco”.

“Vale lembrar q, em julho de 2014, o Santander enviou a seus clientes de alta renda um extrato q dizia q a economia iria piorar caso Dilma fosse reeleita. Portanto, o q aconteceu agora está longe de ser a 1a vez q #SantanderGolpista tenta se intrometer nas eleições do Br”, escreveu a ativista feminista Lola Aronovich.