PROJEÇÕES PARA 2022

Nova pesquisa reforça vantagem de Lula, com 43% das intenções de votos no primeiro turno

Simulação feita pela Quaest Consultoria e Banco Genial aponta que ex-presidente tem também a menor rejeição

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Os apoiadores defendem uma campanha acolhedora para um povo marcado pela desgraça do fascismo, com 27,4 milhões de condenados à pobreza extrema e pelos 665 mil mortos pela covid-19

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera uma nova pesquisa e possui 43% das intenções de voto no primeiro turno da disputa pela presidência da República. De acordo com levantamento da Quaest Consultoria e Pesquisa e do banco Genial Investimentos, divulgado nesta quarta-feira (7), o petista segue à frente, ante 28% de Jair Bolsonaro (sem partido) e 10% do ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

Na simulação de primeiro turno, o governador de São Paulo, João Doria (PSBD), aparece com 7% das intenções. Os dados foram publicados pelo jornal Valor Econômico. Segundo a pesquisa, brancos e nulos somaram 3%, e os que não souberam ou não responderam, 8%.

A pesquisa Genial também simulou o segundo turno. Lula venceria Bolsonaro por 54% a 33%. Ainda de acordo com esse levantamento o atual presidente perderia para Ciro Gomes (44% a 36%) e para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB, (38% a 33%,). Com o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), foi registrado empate técnico (37% a 36%).

Entre os mais cotados no primeiro turno, o ex-presidente Lula é o que possui menor rejeição: 42% dizem não aprovar o petista. Por outro lado, o pedetista Ciro Gomes é rejeitado por 58% e Bolsonaro, por 61% da população.

Foram entrevistadas 1.500 pessoas de quinta-feira (1º) a domingo (4), nas 27 unidades da federação. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%. 

Lula lidera pesquisas

Na última segunda-feira (5), pesquisa CNT/MDA mostrou Lula liderando as intenções de voto para a Presidência. De acordo com o levantamento, o petista tem 41,3% do total, ante 26,6% de Bolsonaro.

Além disso, segundo a pesquisa, a taxa de rejeição de Lula é a menor entre os nomes listados. De acordo com os números, 35,4% dizem que votariam no petista com certeza e 17,1% dizem que “poderiam votar” nele. Assim, o potencial de votos soma 52,5%. A rejeição a Lula alcançou 44,5%, entre os que responderam que não votariam nele para presidente de jeito nenhum. É a menor taxa de rejeição entre os seis nomes pesquisados, enquanto a de Bolsonaro é maior, 61,8%.

Já no último dia 25, o Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) apontou que Lula supera Bolsonaro em 26 pontos percentuais e estaria próximo de vencer em primeiro turno se as eleições presidenciais fossem hoje. Segundo a simulação, o ex-presidente lidera a preferência do eleitorado com 49%, enquanto Bolsonaro aparece com 23%.