Começou

Manifestações pelo Fora Bolsonaro tomam ruas no exterior e em cidades brasileiras

Atos pelo #24J refletem indignação com denúncias de corrupção na compra de vacinas e luto pelas quase 550 mil morte por covid-19 e exigem “Fora Bolsonaro”

Afonso Bezerra/BdF
Afonso Bezerra/BdF
Ato por vacina no braço e comida no prato na manhã deste sábado (#24J) na Praça do Derby, em Recife

São Paulo – O sábado do #24J já tem atos “Fora Bolsonaro!” registrados em diversas cidades do Brasil e do exterior desde as primeiras horas da manhã, pelo horário de Brasília. Entre outras cidades, manifestantes ocuparam praças na Áustria, Alemanha e Espanha. No Brasil, capitais do Norte e Nordeste, como Recife e Belém, e cidades no interior de vários estados já têm gente nas ruas para pedir o impeachment de Jair Bolsonaro, comida no prato e vacina no braço.

As primeiras mobilizações “esquentam” os atos programados nas maiores cidades do país a partir do início desta tarde. Cerca de 500 manifestações estão confirmadas, em 471 cidades de 17 países.

As mobilizações são encabeçadas por movimentos sociais e populares, sindicatos, organizações feministas, da juventude, religiosas e também por torcidas organizadas.

Além do “Fora, Bolsonaro”, os manifestantes carregam as palavras de ordem “Vacina no Braço” e “Comida no prato”. As reivindicações são a ampliação da imunização contra a covid-19 e o auxílio emergencial de pelo menos R$ 600.

O ato também expressa a indignação com denúncias de corrupção na compra de imunizantes e o luto com as quase 550 mil mortes por coronavírus. Parte delas poderiam ter sido evitadas se o governo federal não tivesse desestimulado a vacinação.

Protesto e pandemia

Mesmo em meio à emergência sanitária, os protestos têm contado com a adesão massiva da população, para quem o governo é mais perigoso que o vírus. Assim como nos atos anteriores, é preciso seguir à risca os protocolos sanitários.

A recomendação é participar de manifestações ao ar livre, respeitar o distanciamento social e não retirar a máscara de proteção. As orientações são válidas mesmo para quem estiver vacinado.

Confira imagens de algumas das primeiras manifestações:

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) marca presença no ato, em Ribeirão Preto, São Paulo, exigindo #VacinaNoBraçoComidaNoPrato, #ForaBolsonaro e #DespejoZero. 
Foto: Ricardo Rodrigues – Frente de Massas MST/Ribeirão Preto 



Militantes, ativistas, movimentos sociais e entidades passam pela Avenida Nazaré, umas das principais ruas de Belém do Pará,em protesto contra Jair Bolsonaro e suas políticas que ferem os direitos humanos e ambientais


Ato em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, em uma contribuição unificada com os movimentos indígenas, sociais e partidos progressistas pelo Fora Bolsonaro


Paramirim, no Rio Grande do Norte se prepara para luta pela democracia: “Fora Bolsonaro, vacina no braço e comida no prato” (Arquivo pessoal)

Ato pelo #24J em Teixeira de Freitas, Bahia, na manhã deste sábado (MST/Instagram)

Santa Cruz Cabrália, na Bahia (Foto: MST)

Em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, população já ocupa as ruas contra o governo genocida do presidente Jair Bolsonaro. Facilitação aos ataques contra os povos originários também entram na pauta do #24


Arquivo Pessoal
Em Criciúma, sul de Santa Catarina, manifestantes se concentram para criticar a gestão do governo Bolsonaro no enfrentamento à pandemia


Leia também


Últimas notícias