Nova sigla

Rodrigo Maia deixa o DEM e deve se filiar ao partido de Kassab

Ex-presidente da Câmara foi expulso pela legenda após embate aberto contra o presidente do partido, ACM Neto, a quem chamou de ‘Torquemada’, em referência a nome histórico da inquisição espanhola

Najara Araújo/Câmara dos Deputados
Najara Araújo/Câmara dos Deputados
Maia perdeu espaço no partido após eleição na Câmara dos Deputados

São Paulo – O ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia foi expulso do DEM na noite desta segunda-feira (14), após meses de atrito com o presidente do partido, ACM Neto (DEM-BA). A decisão foi anunciada pela Executiva Nacional após apreciação de relatório com parecer favorável à expulsão. Especula-se que o novo destino do deputado seja o PSD, comandado pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, que recentemente trouxe Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, para suas fileiras.

Rodrigo Maia (RJ) saiu atacando ACM Neto, comparando o ex-companheiro de sigla a Tomás de Torquemada, que comandou a inquisição espanhola no século 15. “O DEM decidiu me expulsar de seus quadros. O presidente Torquemada Neto, usando o seu poder para tentar calar as merecidas críticas à sua gestão, tomou essa decisão. É lamentável o caminho imposto pelo Torquemada para o partido. Não só por isso, mas também pela sua deslealdade e falta de caráter, pedi a minha desfiliação. O partido diminuiu. Virou moeda de troca junto ao governo Bolsonaro. Agora é virar a página e juntar forças para um projeto de desenvolvimento do Brasil e em prol dos brasileiros”, disse Maia, em dois tuítes.

Lira x Baleia Rossi

As diferenças entre o deputado e ACM Neto ficaram evidentes durante o processo de escolha do novo presidente da Câmara. Maia apoiava Baleia Rossi (MDB-SP) e o presidente do partido foi com Arthur Lira (PP-AL), que acabou vencendo. Após a eleição, Maia disse ao Valor Econômico que “um antigo amigo entregou a cabeça numa bandeja ao Planalto”, referindo-se às supostas negociações de ACM Neto com Jair Bolsonaro em favor da eleição de Lira.

Kassab, Paes e Lula

Especula-se que o destino de Rodrigo Maia seja o PSD, presidido por Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo. Recentemente, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, deixou o mesmo DEM de ACM Neto e entrou para a sigla de Kassab. Paes encontrou-se com o ex-presidente Lula na sexta-feira (11) em almoço no Palácio da Cidade. Rodrigo Maia também participou. Lula se manifestou após o encontro: “diálogo importante para falar da situação do Rio e do Brasil”.

“O Brasil poderia ter uma das maiores indústrias navais do mundo. Lembro de quando descobrimos o pré-sal, tinha gente que não acreditava que conseguiríamos explorar. Hoje conseguimos tirar petróleo a 7 mil metros de profundidade. E eu que já visitei tantos estaleiros ao longo da minha vida, hoje volto ao Rio com tristeza vendo o desmonte da indústria naval”, acrescentou o ex-presidente.

Leia também