CPI DA COVID

Osmar Terra cita Suécia como ‘exemplo’, mas primeiro-ministro do país caiu após desgaste na gestão da pandemia

Premiê Stefan Lofven, que não adotou medidas restritivas, foi afastado do cargo por moção de desconfiança

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado
Senadores fizeram um minuto de silêncio para homenagear os 502.817 mortos por covid-19 no Brasil

São Paulo – O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) começou seu depoimento na CPI da Covid desta terça-feira (22), insistindo em mentiras e desinformações e dados descontextualizados sobre o combate à pandemia de covid-19. Ele voltou a sustentar sua tese de que países que não adotaram medidas restritivas mais rígidas tiveram melhor desempenho no combate à pandemia do que os que fizeram isolamento social.

Osmar Terra disse que considera bem sucedidos países como a Suécia. Mas, na última segunda-feira (21), o Parlamento da Suécia afastou o primeiro-ministro Stefan Lofven por meio de uma moção de desconfiança, dando ao líder social-democrata uma semana para renunciar e encarregar o presidente da Casa para montar um novo governo ou convocar uma eleição antecipada.

Foi primeira vez na história do país que um primeiro-ministro foi derrubado por esse mecanismo. O governo sueco já vinha desgastado por conta dos questionamentos em relação ao enfrentamento da pandemia e, na última semana, o Partido de Esquerda retirou seu apoio, aprofundando a crise. A saída se deu porque o governo suspendeu a lei que congelava os aluguéis pela pandemia de covid-19.

No início do mês, uma comissão parlamentar sueca publicou uma revisão sobre a gestão da pandemia no país, concluindo que o governo “falhou” e a que sua estratégia se mostrou “insuficiente” em diversos aspectos como a realização tardia de testes de diagnóstico. Em dezembro, o rei da Suécia Carlos 16 Gustavo afirmou a um programa de TV que a estratégia nacional de combate ao coronavírus falhou.

Reportagens internacionais apontam que a Suécia foi um dos países que sofreu com a explosão no número de casos de coronavírus e enfrentou a escassez de profissionais de saúde, especialmente de enfermagem, e UTIs lotadas. Após a fala de Osmar Terra, o senador Otto Alencar (PSD-BA) lembrou que a Suécia teve seis vezes mais óbitos que a Dinamarca e Noruega.

“Teve uma CPI na Suécia e o primeiro-ministro caiu. Se aqui fosse um parlamentarismo, Bolsonaro também teria caído”, afirmou Otto. “Todo mundo sabe que o depoente está errado”, acrescentou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

O deputado Osmar Terra (MDB-RS) é apontado como integrante do “gabinete paralelo” que orientava o presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento ao coronavírus. Em uma reunião realizada em setembro do ano passado com a presença do presidente da República, o parlamentar foi apresentado como “padrinho” de um grupo de médicos que apoiavam o uso de remédios sem eficácia contra a covid-19.