#19JForaBolsonaro

No Rio, Recife e capitais, milhares nas ruas contra Bolsonaro e a favor da vacinação

Na capital fluminense, manifestantes fizeram um minuto de silêncio em homenagem às 500 mil vítimas da pandemia. Chico Buarque celebrou seus 77 anos na rua

André Mantelli/Rani de Mendonça/Leandro André
André Mantelli/Rani de Mendonça/Leandro André
Protestos pelo país contaram com "vacina no braço" e jumento representando Bolsonaro

São Paulo – Uma multidão de manifestantes tomou as ruas do centro do Rio de Janeiro neste sábado (19), com direito a presença de Chico Buarque, que completa 77 anos neste 19J. Eles protestaram contra o governo Bolsonaro, acusado de promover um “genocídio” contra a população brasileira em meio à pandemia da covid-19. Também fizeram um minuto de silêncio em nome das 500 mil vítimas da doença, triste marca atingida hoje. E cobraram aumento no ritmo da vacinação para evitar que as perdas de vidas sejam ainda maiores.

Militantes de movimentos sociais, partidos políticos e população em geral fecharam a Avenida Presidente Vargas, tradicional reduto de manifestações na capital fluminense. Em frente à Igreja da Candelária, um boneco representando Bolsonaro foi queimado pelos participantes.

Anteriormente, eles havia se concentraram no Monumento Zumbi dos Palmares, também na região central. Como nos demais atos pelo país, os manifestantes buscaram guardar o distanciamento. Máscaras PFF2 e N95 foram entregues aos participantes que não estavam munidos do item de proteção. Houve outdoors também espalhados pela cidade.

#19j Fora Bolsonaro manifestação de sábado Rio outdoot cut-rio
“Meio Milhão de Mortos. Das mãos de Bolsonaro escorre o sangue dos brasileiros. Basta! #forabolsonaro”, diz outdoor da CUT-Rio

Recife

Ao contrário do ocorrido no 29M, quando policiais atacaram os manifestantes, o ato pelo Fora Bolsonaro e a favor da vacinas transcorreu em clima de tranquilidade na capital pernambucana. Poucos policiais acompanham à distância a manifestação. Agentes de conciliação foram escalados pelo governo estadual, para conter eventuais abusos. O Batalhão de Choque nem sequer foi mobilizado.

Os manifestantes se concentraram por volta das 9h na Praça do Derby e, às 10h, seguiram em caminhada para a Avenida Conde da Boa Vista. O ato foi convocado por movimentos sociais reunidos nas frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, centrais sindicais e partidos políticos. Munidos de grandes seringas, representando as vacinas, integrantes do MST marcharam em fila indiana, mantendo o distanciamento.

Pelo país

Durante a manhã e início da tarde, também foram registrados atos pelo “Fora Bolsonaro” em diversas capitais. Em Belém, integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) também denunciaram a alta no preço da energia, situação que deve ser agrada com a privatização da Eletrobras. Em Maceió, um jumento com a faixa presidencial representava o ocupante do Palácio do Planalto.

Milhares também participaram dos atos em Belo Horizontee, São Luís e João Pessoa. Assim como várias cidades médias do interior, como Feira de Santana (BA), Novo Hamburgo (RS) e Parauapebas (PA), registraram protestos.