TVT

FHC é o convidado do jornalista Juca Kfouri no ‘Entre Vistas’

Tucano, que recentemente tem feito movimentos de aproximação em relação ao ex-presidente Lula, participa do programa que vai ao ar nesta quinta-feira, às 21h30, na Rede TVT

Wilson Dias/ Agência Brasil
Wilson Dias/ Agência Brasil
FHC se aproximou de Lula nas últimas semanas

São Paulo – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o convidado do jornalista Juca Kfouri no programa Entre Vistas desta quinta-feira (24). O programa vai ao ar na Rede TVT a partir das 21h30.

Recentemente, o tucano protagonizou importante movimento político ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ambos participaram de almoço, em maio, na casa do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim. Eles não se encontravam pessoalmente desde 2017, quando FHC visitou Lula na ocasião da morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia.

A foto do novo encontro, postada no dia 21 de maio nas redes sociais de Lula, ganhou o mundo. O post afirmava ter ocorrido “uma longa conversa sobre o Brasil, sobre nossa democracia, e o descaso do governo Bolsonaro no enfrentamento da pandemia”.

Ação conjunta

Recentemente, para o canal de televisão argentino La Nación+, Fernando Henrique afirmou ser apropriado algum tipo de relação entre a oposição “porque pode ser que a democracia não seja tão favorável no futuro como alguns gostariam”. E acrescentou: “O Lula é um democrata, pode ter um partido com ideias diferentes, mas acho que há respeito”.

O tucano acrescentou ainda que é preciso “olhar a evolução das democracias no mundo com atenção” e “cuidar das regras do jogo democrático”. No início de junho, FHC e Lula assinaram juntos uma nota em apoio ao presidente da Argentina, Alberto Fernández, sobre contenda envolvendo o ministro da Economia brasileiro, Paulo Guedes, em tema relacionado a questões tarifárias do Mercosul.

Fernando Henrique na TVT

O convidado do Entre Vistas foi presidente da República de 1995 a 2002, elegendo-se na esteira do Plano Real lançado em 1994 pelo governo Itamar Franco, do qual era o ministro da Fazenda. Antes, no mesmo governo Itamar, FHC ocupou o Ministério das Relações Exteriores. Foi também senador, pelo PMDB, entre 1983 e 1992, fazendo parte da Assembleia responsável pela Constituição de 1988. Depois da promulgação da Carta Magna, deixou o partido para fundar o PSDB ao lado de Mario Covas, Franco Montoro, José Serra, entre outros.

Divulgação / TVT
Confira também horários alternativos (Divulgação / TVT)

O ex-presidente, que completou 90 anos na última sexta (18), é licenciado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), da qual se tornou professor em 1953. É doutor e livre docente e foi casado com a antropóloga Ruth Cardoso, com quem teve três filhos. No início da ditadura brasileira viveu no Chile e na França. Voltou em 1968 e no ano seguinte teve os direitos políticos cassados pelo AI-5. Atualmente, tem uma coluna mensal nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo.

Leia também


Leia também


Últimas notícias