"corona cup"

Doria recua e diz que São Paulo não receberá jogos da Copa América. Bolsonaro confirma evento

Ainda na manhã de hoje, Doria havia dito que liberaria jogos da Copa América, mas foi dissuadido pelos membros do Centro de Contingência do Coronavírus

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Bolsonaro confirma que o Brasil será sede da Copa América e Doria recua, após ter dito "ser coerente" receber o evento

São Paulo – O governador paulista, João Doria (PSDB), recuou e decidiu que o estado não receberá jogos da Copa América, devido ao agravamento da pandemia de covid-19. “Após ampla consulta aos membros do Centro de Contingência sobre os efeitos que a realização da Copa América teria sobre a pandemia de covid-19 no estado de São Paulo, os cientistas apontaram que neste momento a realização do torneio representaria uma má sinalização de arrefecimento no controle da transmissão do coronavírus, prioridade absoluta do governo do estado”, informou a Secretaria de Comunicação (Secom) do governo Doria.

A Secom também informou que o governo paulista solicitou ao secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldman, que busque alternativas para a realização da Copa América fora de São Paulo. Também hoje, o presidente Jair Bolsonaro confirmou a realização do torneio no Brasil, ignorando a tendência de novo agravamento da pandemia e a memória dos mais de 450 mil mortos pela covid-19. A Casa Civil informou que os jogos serão em Brasília, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás, sem público.


Copa América no Brasil: enquanto falta pão, Bolsonaro oferece o circo, diz analista

A mudança de tom de Doria se deu seis horas depois de ele declarar que seria coerente permitir a Copa América em São Paulo. “Temos em São Paulo, autorizado pelo governo, os campeonatos estaduais, o Sul-Americano, torneios para os mais jovens. Temos a Copa do Brasil e o Brasileirão. Ora, temos que ser coerentes, temos que parar o futebol em São Paulo, então. Todos os torneios têm que parar. Agora, discriminar especificamente a Copa América, porque veio do fruto do entendimento do negacionista de Brasília, perderemos o bom senso”, afirmou o governador.

Os especialistas do Centro de Contingência do Coronavírus lembraram Doria que São Paulo já vive um aumento de casos de covid-19 nas últimas semanas. Pelo mesmo motivo, o grupo recomendou o adiamento da flexibilização das regras da quarentena, prorrogando a fase de transição do Plano São Paulo até o dia 14 de junho. O governador queria reduzir ainda mais as restrições de circulação e funcionamento do comércio, permitindo o mesmo modelo da fase verde do plano, mas com a pandemia totalmente descontrolada.

A escolha do Brasil como sede do evento pela Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol) se deu após a desistência de Colômbia e Argentina. O anúncio foi amplamente criticado por ocorrer em um momento que a pandemia de covid-19 está claramente se agravando. Nas redes sociais, a Copa América passou a ser chamada de “Corona Cup” e “Cepa América”. Os governadores do Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio Grande do Norte foram os primeiros a descartar a possibilidade de jogos em seus estados.

Por outro lado, os governadores do Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás aceitaram receber as delegações, as partidas e os eventuais torcedores da competição.